Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

Team Gym

O Teamgym, conhecido originalmente como Euroteam, é a mais recente variante das “ginásticas” com génese na Ginástica Geral. Esta disciplina da ginástica para todos está representada no Sporting Clube de Portugal desde 2007.

A área é constituída pelas Classes Pré Teamgym Raparigas, Pré-Teamgym Rapazes, Teamgym Feminino e Rapazes.

 A Ginástica é, por excelência, uma actividade corporal completa, contribuindo para o desenvolvimento do praticante em vários sectores: motor, cognitivo, social e afectivo.

Por seu lado, a prática de Teamgym contribui para o desenvolvimento de várias condicionantes, tais como agilidade, confiança, coordenação, criatividade, disciplina, equilíbrio, flexibilidade, noção corporal, concentração e autodomínio, entre outros.

A área de Teamgym tem como finalidade a elevação da prática desportiva, através de um aperfeiçoamento da técnica específica da Ginástica, nas especialidades de Trampolins, Tumbling e Solo, promovendo a saúde, a integridade física e moral dos praticantes, sem esquecer os valores éticos do desporto.

Apresentação da Modalidade

A modalidade caracteriza-se pela realização de exercícios em grupo com grande harmonia, espectacularidade e com situações acrobáticas de grande efeito.


Uma competição de Teamgym é composta por três disciplinas: Programa de Solo, Tumbling e Mini-trampolim. As equipas estão divididas em três secções: masculinas, femininas ou mistas, com o número de elementos a poder variar entre os 6 e os 12. Nas equipas mistas os dois géneros tem de ter igual número.

Solo

Consiste na realização de um exercício executado em praticável de 20m x 14m, com suporte musical onde os elementos técnicos e coreográficos escolhidos devem estar de acordo com a capacidade e competência técnica dos ginastas. O grupo deve procurar o sincronismo e correcção técnica entre todos os seus elementos.

O exercício tem duração entre 2’15” e 2’30” e o grupo deve executar um determinado número de formações e incluir determinados elementos gímnicos dentro dos vários grupos possíveis – piruetas, saltos, elementos de equilíbrio e/ou potência.

Tumbling

O grupo deve executar as séries numa pista de Tumbling em torrente.

Este programa realiza-se com suporte musical.
O exercício tem duração máxima de 2’45” e é composto por três passagens executadas por 6 ginastas. Das três passagens uma tem, obrigatoriamente, predominância de elementos realizados para a frente e outra de elementos realizados à retaguarda, sendo que na primeira passagem todos os ginastas devem efectuar os mesmos elementos.

O elemento com maior valor de dificuldade caracteriza a direcção da série. Um ginasta só pode saltar se tiver realizado o programa de solo.


Mini-trampolim

O grupo deve executar elementos com um Mini-trampolim, em torrente. Este programa é realizado com suporte musical.
O exercício tem duração máxima de 2’45” e é composto por três passagens, executadas por 6 ginastas. Das três passagens uma tem de ser realizada só com o Mini-trampolim, outra com o Mini-trampolim e uma plataforma de saltos (tipo Ginástica Artística) e a terceira à escolha.

Na primeira passagem todos os ginastas têm de realizar os mesmos elementos. Um ginasta só pode saltar se tiver realizado o programa de solo.