Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

Karaté Shotokan

"O objectivo do Karate-do não reside na vitória ou na derrota, mas sim, no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes!"
Gichin Funakoshi
(Fundador do Karate-do)

A prática do Karate-do, é hoje compreendida em todo o mundo como uma disciplina psico-física e cultural. Muito mais do que uma arte marcial, é uma arte de movimento e respiração, criada com o objectivo de adquirir coragem, cortesia, integridade, humildade e auto-controlo. Aqui reside a sua essência, para além de outros factores de carácter atlético, como o aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática salutar. Aspectos que vão desde o treino físico do sistema muscular, flexibilidade, sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc, até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade.

Esta arte de movimento e respiração realiza a máxima latina “Mens sana in corpore sano” – mente sã em corpo são – dividindo-se em várias vias, segundo o gosto dos seus praticantes, como seja: manutenção, lazer, reabilitação, recreativo, competição, cultura física e defesa pessoal.

O Karate é um constante estado de observância interior, em busca da nossa verdadeira natureza. É urgente que o Homem compreenda que esta prática deve ser um meio de estabelecer o equilíbrio e a harmonia, não só connosco, como também com os outros e não um processo de onde resultem inimizades e reacções hostis.

Desta forma, o Sporting Clube de Portugal convida todos os indivíduos de índole moral e cívica a praticar Karate, sob a orientação técnica da A.N.K.S. – Associação Nacional de Karate Shotokan.

Os seus Instrutores, formados no Japão pela World Shotokan Karate Federation, têm uma larga experiência do ensino generalizado das Artes Marciais, além da formação do âmbito do Instituto Superior de Educação Física (I.S.E.F.), bem como do Instituto dos Desportos (INDESP).