Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma solidariedade que já se tornou tradição

Por Jornal Sporting
21 Nov, 2015

Leões de Portugal atribuíram 39 bolsas de estudo a Sportinguistas, desde o ensino básico ao doutoramento

Se nem tudo o que é tradicional é de louvar, certa é a existência de eventos que, ano após ano, vão-se repetindo e, felizmente, acabam por se tornar numa tradição de salutar. É o caso da gala organizada pela instituição de solidariedade Sportinguista Leões de Portugal para atribuir bolsas de estudo a jovens Sportinguistas, que contou, hoje, com a sua 31.ª edição.

Desde o ensino básico ao doutoramento, 39 bolsas de estudo num valor total a rondar os 40 mil euros foram entregues a miúdos e graúdos, numa cerimónia realizada no Hotel Sheraton, em Lisboa. Com este número (o maior desde o início da atribuição), os Leões de Portugal contabilizam já 489 bolsas de estudo oferecidas a alunos Sportinguistas, com um critério que, desde 2007, se prende com o rendimento do agregado familiar, com a condição necessária e obrigatória de o aluno candidato ter obtido no ano anterior a média mínima de 3,5 valores no ensino básico ou 14 valores nos restantes grupos de ensino. Desta forma, os Leões de Portugal, em conjunto com os patronos das bolsas de estudo, permitiram já que centenas de ‘leões’ dessem continuidade aos seus estudos, em períodos que, sem este precioso contributo, teriam dificuldades em o fazer.

A cerimónia apresentada por Graça Silva, locutora de rádio, e pelo capitão da equipa de futsal ‘verde e branca’, João Benedito, contou com a presença de 300 Sportinguistas, entres os quais o Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, Nelson Pereira, treinador de guarda-redes da equipa principal de futebol, e Bruno César, reforço ‘leonino’ que poderá competir a partir de Janeiro. As três figuras do Clube, entre muitos outros, subiram ao palco para entregar bolsas de estudo aos bolseiros contemplados com a atribuição.

Depois de um jantar de requinte regado com uma grande dose de espírito Sportinguista, André Dias Ferreira, secretário da Mesa da Assembleia-Geral dos Leões de Portugal, leu uma mensagem da Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Dra. Olinda Ivars, (que não pôde estar presente por motivos de saúde) onde apelou à união e solidariedade entre todos os Sportinguistas. Seguiram-se umas breves palavras do Presidente da Direcção dos Leões de Portugal, Dr. António Menezes Rodrigues, e a leitura de nova carta, desta feita de uma antiga bolseira que concluiu a tese de mestrado com o apoio dos Leões de Portugal e quis, compreensivelmente, agradecer à Associação. “A atribuição destas bolsas de estudo é mais uma jornada importante da nossa IPSS Leões de Portugal. Começámos há 31 anos com duas bolsas e, hoje, conseguimos atribuir já 39. É para continuar assim”, prometeu o Dr. António Menezes Rodrigues.

No final da cerimónia, coube ao Presidente Bruno de Carvalho a honra de deixar algumas palavras aos presentes. “É um prazer muito grande estará aqui presente. Já lá vão alguns anos enquanto Associado e patrono dos Leões de Portugal. Quero dar os parabéns a todos os patronos. É importante todos os anos verificarmos que não há só a vontade expressa e clara de ajudarem quem necessita de força e vontade, mas também de homenagear os mais próximos” afirmou, continuando: “Cada vez mais é importante termos a noção clara do que é o Sporting, daquilo que fazemos, de todo o trabalho que temos pela frente, daquilo que é o caminho, que não é fácil mas tem de ser trilhado, e, por último, ter uma noção clara de que todos os dias faremos todos coisas boas e coisas más. Aquilo que é efectivamente importante e gratificante é olharmos para o Sporting e para os Sportinguistas e vermos cada vez mais alegria, força, grande devoção e, sobretudo, a crença naquilo que é o presente e o futuro do Sporting Clube de Portugal”.

Em paralelo, Bruno de Carvalho deixou ainda uma mensagem para os mais atentos. “Dou os parabéns a Simaria da Silva (patrono de cinco bolsas de estudo). Já percebi que, em 2017, teremos dois candidatos à Presidência, em vez de apenas um. Dou-lhe os parabéns porque tem todas as condições para isso pelo seu Sportinguismo. As palavras que mais ouvi hoje foram solidariedade e vitória no jogo de amanhã. Falando na vitória de amanhã, espero que os jogadores do Sporting entrem dentro de campo com o seu equipamento listado e não de ‘smoking’ e ‘papillon’. Bem sei que não vai ser institucional, mas espero que levem o seu equipamento, esforcem-se, corram, lutem, de vez em quando com uma ou outra falta que beneficiem a equipa. Nem todos podemos viver de ‘smoking’ e ‘papillon’. Temos de viver de trabalho, devoção, paixão e amor. É por isso que os Sportinguistas acreditam que vamos ganhar amanhã, não só no futebol, mas nas mais de 35 modalidades que temos”, disse, concluindo: “Em termos de solidariedade, quero dar os parabéns a todos os patronos, a todos os que realmente se preocupam com os outros, aos que ao longo do ano têm-se preocupado em ser mais um elemento na vida destes jovens. Termino dizendo que, como Presidente do Sporting, lamento que, num dia de tanta solidariedade, tivesse de estar aqui nesta sala com alguém que não tem qualquer sentido de solidariedade nem qualquer sentido do que é ser Órgão Social do Sporting. Lamento. Viva o Sporting Clube de Portugal”.

Em baixo, pode conferir a lista das bolsas de estudo atribuídas na gala dos Leões de Portugal, assim como os bolseiros beneficiados com as mesmas.

Bolsa de Doutoramento

FERNANDO MENDES – Eduardo Barai

Bolsas de Mestrado e Pós-Graduação

EQUIPA DE FUTEBOL PROFISSIONAL – Pedro Ricardo Barbosa da Silva e Sousa

MÓNICA ASCENÇÃO – Diogo Alberto Freitas Abreu

EM MEMÓRIA DE ISABEL CASIMIRO – Elsa Daniela Costa Silva

BANCO COFIDIS, S.A. – Tatiana Cristina da Silva Padrão

CENTRO LEÕES DE PORTUGAL – André Alfredo Tavares Lourenço

Bolsas de Licenciatura

DR. CARLOS EUGÉNIO DIAS FERREIRA E DRA. JULIETA DIAS FERREIRA – Ana Margarida de Barros Ramos

EQUIPA DE FUTEBOL PROFISSIONAL – Luís Antero Gouveia Caetano

FUNDAÇÃO SPORTING – Fabiana Vanessa Folgado Dias Mendes da Silva

JUNTA DE FREGUESIA DO LUMIAR – João Miguel Rodrigues Marinheiro

EM MEMÓRIA DE ISABEL CASIMIRO – Diana Raquel Silva Afonso

JOSÉ DE SOUSA CINTRA – João Ferreira Nogueira

JOSÉ JOÃO ROCHA – Joana Isabel Silva Alves Coelho

CAIXA LEASING E FACTORING – Vítor Hugo Freitas Morgado

PROFESSORA JÚLIA DIAS FERREIRA – João Francisco Oliveira da Silva

SIMARIA DA SILVA – Andreia Moreira de Melo

CALVANAS – Bárbara Raquel Lopes Vieira Granja

Bolsas de Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos)

GRUPO STROMP – Daniel António Guerreiro Oliveira

GRUPO “OS CINQUENTENÁRIOS” – Peer Philip Rijo Johansen

DR. TITO ARANTES – Miguel João Patrício Sardinha Pereira Roque

VIGIEXPERT - PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA PRIVADA – Maria João Santos Sousa

JORGE GONÇALVES – Lara Sofia Inácio Guerreiro

EMÍDIO PINHEIRO – José Filipe Cruz dos Santos

QUINTA DO MESTRE – Gabriela Patrícia Gomes Santiago

SIMARIA DA SILVA – Gonçalo Nuno Pacheco Silva

SIMARIA DA SILVA – Diogo Alexandre da Silva Barata

Bolsas de Ensino Básico (6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos)

JOSÉ TOMAZ DOMINGUES ALVAREZ – Francisco João Cartaxo Albuquerque Foles

BDO – Inês Maria Baeta Dias

DR. MOISÉS AYASH – Dany Gonçalves Gordo

GERAÇÃO DE LEÕES – Clara Luísa Lopes de Lorena e Gama

MIGUEL GALVÃO TELES – Tiago Filipe Baeta Carvalho

LUÍS GODINHO LOPES – Tamar Sofia Fernandes Pinheiro

NÚCLEO SPORTINGUISTA DE VENDAS NOVAS – Diogo Miguel Guimarães Piolty Sezões

MARIA DE LOURDES VIANA RODRIGUES – Simão Pedro Ferrão Ribeiro

NOVACÂMBIOS – Laura Abreu Ramos Sequeira

REAL TRANSFER – Bernardo Baeta Vieira

SIMARIA DA SILVA – Catarina Miguel Caseiro Martins

SIMARIA DA SILVA – Guilherme Filipe Marques Almeida

Academia Sporting

LEÕES DE PORTUGAL – Tomás Costa Silva