Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP de luto por Mário Moniz Pereira

Por Sporting CP
31 Jul, 2016

O Sporting Clube de Portugal lamenta profundamente a morte de Mário Moniz Pereira, expressando junto da família e amigos as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de um símbolo nacional.

Conhecido como o Sr. Atletismo, por todos os feitos que alcançou na modalidade, Moniz Pereira era um símbolo do ecletismo, tendo-se destacado em diversas modalidades.

Em 1939 ingressou no Sporting como praticante de Ténis de Mesa, mas evidenciou-se em diversas modalidades como o atletismo, o hóquei em patins, a ginástica, o ténis ou o voleibol. Em 1945 tornou-se treinador da equipa de atletismo do Sporting CP e professor de classes de ginástica e depois de Voleibol. Em 1948 participou, enquanto treinador, nos primeiros Jogos Olímpicos em Londres.

Foi um "fazedor de campeões", como são os casos de Carlos Lopes, Fernando Mamede e os irmãos Castro. Em 1995, foi nomeado Vice-presidente do Sporting Clube de Portugal para as modalidades e fez parte da equipa que conquistou a histórica Taça dos Clubes Campeões Europeus em 2000, sendo o responsável máximo da secção de atletismo do Clube.

Mário Moniz Pereira proporcionou ao Sporting Clube de Portugal 30 Campeonatos Nacionais de Pista Masculinos, 24 Campeonatos Nacionais de Pista Femininos, 33 Campeonatos de Corta-Mato Masculinos e 12 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Recebeu vários prémios, distinções e condecorações. Em 1974 e 1984 foi distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo; em 1980 foi condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, entre tantos outros.

Além do desporto, Mário Moniz Pereira foi um homem da cultura, tendo manifestado uma paixão pela música. Escreveu mais de 130 temas para vários nomes sonantes como Camané, Carlos do Carmo e Fernando Tordo.

O nome de Mário Moniz Pereira ficará para sempre gravado na história do Sporting Clube de Portugal e do País.