Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Necessitamos de visibilidade e credibilidade"

Por Jornal Sporting
19 Abr, 2016

Susana Cova contou as aspirações futuras onde o 'Desenvolvimento do Futebol Feminino em Portugal' vingará

Narrou a treinadora nacional que a Supertaça feminina foi uma competição crucial para a modalidade ganhar visibilidade e credibilidade, contudo, continua a ser insuficiente e a treinadora enumerou outras tantas actividades que têm como meta principal aumentar o número de praticantes em Portugal.

“Para além da Supertaça feminina, que teve a sua 1.ª edição em Agosto do ano passado, em Outubro arrancou também o Campeonato Nacional de juniores de futebol 9, com 31 equipas. Já existe o Dia e Festa do futebol feminino, que se realiza na data da final da Taça de Portugal, e os centros de treino, que juntam as jogadoras de qualidade para que elas trabalhem de forma regular durante seis meses, de modo a potenciá-las”, referiu, antes de juntar os projectos para 2016/2017: “Existirá uma competição de seniores com o nome de Liga Feminina Allianz, a Taça Nacional sub-19 e seminários de futebol para melhorar a formação dos treinadores”.

Apesar das constantes linhas que se acrescentam a esta narrativa, a taxa feminina de participação, em Portugal, continua a ser muito reduzida comparativamente com a masculina. Isso explica o 40.º lugar no ranking da FIFA em termos de selecções nacionais e o 23.º a nível europeu. Dadas as condicionantes, Susana Cova mostrou-se bastante orgulhosa da prestação das atletas portuguesas em provas internacionais.

“As nossas jogadoras sub-16 estreiam-se nas competições internacionais diante de adversárias que vêm de uma preparação desde o escalão sub-14. Ainda assim, dão luta e esforçam-se para glorificar o nosso país. Sinto um tremendo orgulho”, concluiu uma das pessoas que mais deseja que o futebol feminino e o nosso país vivam felizes para sempre.