Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Liderança da Argentina à Rússia em Alvalade

Por Jornal Sporting
21 Mar, 2018

No terceiro painel debateram-se os diferentes tipos de liderança, da teoria à prática e nos mais variados países. Paulo Futre, Gonzalo Moya, Francisco Rodrigues e Alexander Atamanenko foram os oradores

Depois do vídeo-árbitro e dos modelos de governação, o tema do terceiro painel do congresso internacional The Future of Football foi a liderança. De uma equipa de futebol ou de todo um clube; na Argentina, em Portugal, em Espanha ou na Rússia, a liderança exerce-se de diferentes formas e foram essas as diferenças que serviram de mota. Paulo Futre, antigo jogador do Sporting CP e capitão do Atlético Madrid, Gonzalo Moya, advogado do River Plate, Francisco Rodrigues, coronel da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Alexander Atamanenko, director comercial do Spartak de Moscovo foram os palestrantes. Tomaz Morais, antigo seleccionador português de râguebi, foi o moderador.

O argentino Gonzalo Moya foi quem abriu as hostilidades e, na sua apresentação, falou naturalmente do caso do River Plate: um gigante que há poucos anos desceu para a segunda divisão e que mergulhou numa profunda crise global. “O que foi que nos levou à segunda divisão? É difícil um clube como o River descer só por uma má temporada desportiva. Tratou-se de uma crise que contabilizou três temporadas e não apenas algo desportivo. Houve uma sucessão de três maus mandatos administrativos, cada um de quatro anos. Criou-se um enorme passivo que levou à falta de credibilidade no mercado financeiro porque se disse que o River não cumpria. O fervor dos adeptos, que ganharam demasiado poder dentro do clube, também agravou a situação. Os Barras Bravas ganharam tanto dinheiro no River que se geraram divisões internas, violência e mortes”, revelou, explicando que para dar a volta ao problema foi preciso uma liderança firme e essa só surgiu depois da mudança da direcção.

“Em 2013 fizeram-se novas eleições, mudou o presidente e, perante um contexto complicado, a sua gestão passou por eliminar passivos tóxicos, cancelar a dúvida com a Federação Argentina, criar estruturas profissionais em todas as áreas do clube e valorizar o plantel profissional, com o qual passou a cumprir os compromissos laborais. Esta gestão aproximou o clube dos adeptos e traduziu-se em vitórias”, disse, recordando que de 2012, ano em que a equipa subiu de divisão, até 2015, o emblema argentino passou a disputar a final do Campeonato do Mundo de Clubes com o FC Barcelona e ganhou 10 títulos.

De um ponto de vista diferente, até porque a realidade apresentada também era distinta, Alexander Atamanenko, do Spartak de Moscovo, explicou como o clube russo, sem vencer títulos, aumentou o seu número de adeptos. A liderança, neste caso relacionada com a massa associativa, também assumiu um papel relevante. O director comercial explicou como. “O que é importante em tempos de insucesso é segurar os adeptos. Passámos 14 anos sem vencer o campeonato e nos últimos seis anos aumentámos o nosso número de adeptos de 12 para 18 milhões. Nós vemo-los não só como adeptos, mas como membros de uma família. Diferentes entre si, mas todos com um objectivo comum”, afirmou, abordando algumas das medidas concretas que o clube promoveu. “Fizemos acções com eles e com os jogadores, de forma a aproximarem-se, como por exemplo conferências de imprensa com crianças a fazerem perguntas”, indicou, dando exemplos de outras acções, como uma em que um adepto com problemas graves de saúde deu o pontapé inicial de um jogo ou da habitual presença dos adeptos nos treinos.

Num plano mais teórico, até por não se tratar de alguém do meio do futebol, Francisco Rodrigues, coronel da GNR, definiu os vários géneros de liderança, não deixando de direcionar os casos para o meio desportivo. “Falar sobre liderança é acima de tudo praticá-la, senti-la e partilhá-la. Os treinadores, quando reúnem os jogadores no balneário ou lhes dirigem instruções assertivas, praticam liderança. Quem será do treinador, comandante ou qualquer outro líder que não consiga transmitir confiança. Uma equipa não é um conjunto de pessoas que se junta à pressa, mas sim um conjunto de individualidades que se focam nos objectivos colectivos e que se envolvem na concretização dos mesmos. Os estágios são bons exemplos, no futebol, de alturas em que se procura desenvolver este espírito de que falo”, indicou Francisco Rodrigues.

Em plano oposto, Paulo Futre, sempre no estilo bem-humorado por que já se fez conhecer, entreteve a plateia através de várias histórias da sua carreira em que a liderança foi denominador comum, nomeadamente quando foi nomeado capitão do Atlético Madrid com apenas 22 anos. “O dia em que soube que ia ser capitão do Atlético Madrid foi o pior dia que tive naquele balneário”, começou por revelar, prosseguindo: “A seguir ao presidente dispensar o capitão da altura, foi-me dito que tinha de ir ao escritório dele e foi aí que me disse que tinha sido eu o escolhido. Respondi-lhe que tinha 22 anos e que havia jogadores com 30, da formação. Pedi-lhe para não o ser, disse-lhe que me iam matar, mas respondeu que era ele quem mandava”, revelou, explicando que na sua opinião ninguém com aquela idade estava preparado para liderar o balneário. Ainda assim, a decisão não foi revertida e Paulo Futre teve de lidar com ela.

“Ganhei o balneário pouco a pouco, mas ganhei-o definitivamente quando um miúdo da formação subiu para a equipa profissional e lhe foi diagnosticado um cancro na tíbia. O presidente anunciou desde imediato que lhe ia renovar o contrato mas, antes de o fazer, tocou-me a mim renovar. Aí, disse que só renovaria depois de o miúdo renovar à minha frente. Ele chateou-se, mas lá o fez. Quando entrei no balneário, foi a primeira vez que vi respeito nos olhares dos meus companheiros e me senti um líder”, terminou o antigo jogador.