Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

“Conexão aos fãs é a base do futebol”

Por Jornal Sporting
22 Mar, 2018

Andrea Traverso, responsável da UEFA pela sustentabilidade financeira, encerrou o congresso The Future of Football lançando os principais desafios para o futuro

A IV edição do congresso internacional The Future of Football terminou, nesta quinta-feira pela hora de almoço, com uma palestra de Andrea Traverso, responsável da UEFA pela sustentabilidade financeira, sobre os desafios do futuro no mundo do futebol. O italiano discursou para o Pavilhão João Rocha dizendo que, para melhorar o futuro, há que entender os desafios… do presente.

“Antes dos desafios para o futuro, quero falar dos desafios para o presente. Ouvir sobre o presente faz-me reflectir sobre o que o futebol significa para mim, mas ainda mais o que significa para os meus e os vossos filhos. A nossa geração deve decidir se quer ter este futebol ou um diferente para a que a seguir virá”, começou por afirmar, explicando depois que, na sua óptica, a relação com os adeptos é onde os organismos e os clubes têm de intervir, de forma a restaurar a confiança dos mesmos.

“Perceber o que se passa ao nosso lado representa uma ameaça ou uma oportunidade? Para mim, representa uma oportunidade. Ainda assim, as mudanças também podem ser negativas. A tecnologia pode afastar-nos dos adeptos. A conexão aos fãs é a base do futebol. Enquanto fãs nós damos tempo, paixão, dinheiro, por isso, enquanto dirigentes, temos de repor a confiança. Eliminar os problemas de que se falou nesta manhã, como os jogos combinados, a corrupção ou a violência, e fazer com que acreditem no jogo”, finalizou Andrea Traverso.