Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting é há 13 anos um Clube mais pobre

Por Jornal Sporting
13 Set, 2016

Vítor Damas partiu com apenas 55 anos mas teve tempo de se tornar um ícone dos leões

Provavelmente o melhor guarda-redes da história leonina, sem quaisquer dúvidas um dos nomes mais significativos para o emblema do leão, Vítor Damas partiu cedo mas os 55 anos que viveu foram suficientes para marcar uma era. 

Foi precisamente no dia 13 de Setembro de 2003 que o lendário guardião partiu, mas a sua história já havia sido começada bem antes: tinha 14 anos quando realizou o seu primeiro jogo nos escalões de formação - do qual saiu de lágrimas no rosto pela exibição menos conseguida e pela derrota da equipa -, e somente 15 no seu primeiro título, em 1962, já na equipa de juniores. Daí em diante pouco tempo passou até à estreia pela equipa principal, onde se tornou num dos jogadores com mais jogos realizados de leão ao peito, sendo o guarda-redes que mais vezes actuou ao serviço do Sporting. 

Tornou-se célebre pelas suas capacidades físicas e técnicas demonstradas, pelas três grandes penalidades defendidas no encontro frente ao Glasgow Rangers, na Taça UEFA, e conquistou dois títulos de campeão nacional e três Taças de Portugal. Em sua homenagem, e em jeito de agradecimento pela história de verde e branco, o Clube atribuíu o seu nome à baliza sul do Estádio José Alvalade.