Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Celebração Centenário Nascimento de Nelson Mandela

Por Jornal Sporting
27 Jul, 2018

Sporting CP irá homenagear Madiba, Sócio de mérito do Clube, através de várias iniciativas

No passado dia 18 de Julho comemorou-se o Centenário do nascimento de Nelson Mandela um pouco por todo o Mundo. O Sporting CP também se juntou às celebrações.

Nelson Mandela (1918-2013), carinhosamente conhecido como Madiba, foi presidente da África do Sul. Foi o líder do movimento contra o Apartheid - legislação que segregava os negros no país. Condenado a prisão perpétua em 1964, foi libertado em 199,0 depois de grande pressão internacional. Em Dezembro de 1993, recebeu o Prémio Nobel da Paz pela sua luta contra o regime de segregação racial.

A 28 de Julho de 1997, o antigo Presidente do Sporting CP, José Roquette, aquando da viagem à Africa do Sul para participar no Congresso Leonino, conseguiu uma reunião de 20 minutos com Nelson Mandela (na altura Presidente da Africa do Sul), através do apoio de João Gomes (presidente do Sporting CP de Joanesburgo). Foi a primeira vez que Madiba se reuniu com dirigentes desportivos debatendo assuntos, tendo como tema principal o desporto. No final da reunião, José Roquette ofereceu uma caravela quinhentista com uma dedicatória e convidou Nelson Mandela a ser Sócio de mérito do Sporting CP, o qual aceitou prontamente, tendo o Clube também aceite ser sócio da Nelson Mandela Children’s Fund – associação de beneficência de auxílio de crianças mais necessitadas, que tem como principal missão dar voz e dignidade a crianças africanas, através da construção de um movimento baseado em direitos.

Passados precisamente 21 anos desde que Nelson Mandela se tornou Sócio honorário (actual n.º 29.927-0), o Sporting CP defronta a equipa do O. Marselha, no jogo de apresentação aos Sócios e adeptos. Além da apresentação do plantel, o jogo tem como principal objectivo prestar homenagem ao “homem que agarrou a história com as mãos e dobrou o arco da moral em direção à justiça”. O Sporting CP quer homenagear Madiba através de várias iniciativas: criação de uma exposição temporária com objectos de Nelson Mandela, convite a personalidades que privaram com Madiba, entrada das três equipas em campo com uma camisola com uma citação de Nelson Mandela “Sport Has The Power to Change the World”, de uma fotografia conjunta com as três equipas e da utilização de uma camisola, durante todo o jogo, por parte da equipa do Sporting CP, com a citação de Nelson Mandela.

O Sporting Clube de Portugal orgulha-se de ter Nelson Mandela como Sócio de mérito, da sua ligação a um dos mais importantes legados da história mundial, mas também se orgulha de ser sócio da Nelson Mandela Children’s Fund, que tem como principais objectivos: garantir a sobrevivência e o desenvolvimento infantil nos primeiros três anos de vida; assegurar a protecção e a segurança infantil nas escolas; desenvolvimento e implementação do programa de liderança na juventude que se destina a responder aos inúmeros desafios que os jovens enfrentam na África do Sul (como o desemprego, pobreza, crime e abuso de substâncias).

O Clube decidiu que as camisolas envergadas pelos jogadores no jogo de apresentação, com a poderosa citação de Madiba, serão vendidas. A receita reverterá integralmente para a Associação Children’s Fund., desejando ser possível dar uma pequena ajuda para continuar a defender o legado de uma das maiores figuras mundiais na luta por garantir os direitos civis, luta contra o racismo e a promoção da paz em todo o Mundo. Para mais informações sobre a Nelson Mandela Children’s Fund, aceda ao site: http://www.nelsonmandelachildrensfund.com/