Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Frederico Varandas em entrevista

Por Sporting CP
27 Jun, 2019

Presidente do Sporting CP abordou vários temas

Em entrevista exclusiva à Sporting TV conduzida por Sérgio Sousa, Frederico Varandas lançou 2019/2020 e falou de vários assuntos relacionados com o Sporting Clube de Portugal. Desde o futebol às modalidades, passando pela formação e pelo orçamento do Clube.
 
Arranque de 2019/2020
"Estou optimista, confiante e desejoso de que [a temporada] arranque. Hoje foi o primeiro dia dos trabalhos da equipa profissional, mas esta época começou a ser trabalhada com rigor, muito critério e um sério planeamento há muitos meses. Vamos ter um grupo com qualidade, ambição e competência. Por trás, teremos uma fantástica estrutura invisível. Vamos estar preparados e vamos à luta com tudo".
 
Declarações de Sousa Cintra
"Existem sempre pessoas que falam do Sporting CP, que vêm para televisões, rádios e jornais falar constantemente, muitas vezes sem propriedade e conhecimento e com maldade. Falam sem que isso ajude o Sporting CP. Sousa Cintra foi presidente da SAD na altura da Comissão de Gestão e nós, Conselho Directivo e restantes órgãos sociais, temos muito respeito pela Comissão de Gestão. Deram a cara num momento extremamente difícil do Clube. É fácil criticar as decisões deles, mas eu prefiro dizer que eles fizeram o que podiam fazer. Agora, não podemos ser bombardeados com entrevistas como essa, de uma profunda irresponsabilidade. Sousa Cintra disse um chorrilho de disparates. Desde o empréstimo obrigacionista, desde o contrato do Nani, desde a situação do Bruno Fernandes. E demonstra um constante desrespeito pelo nosso treinador Marcel Keizer, nem que seja pelo facto pelo facto de já ter oferecido mais títulos ao Sporting CP do que Sousa Cintra em seis anos de mandato".
 
Bruno Fernandes
"Parece que é uma das novelas do Verão. Temos acompanhado com alguma atenção e até ironia. Esta estrutura de futebol do Sporting CP preparou-se para o mercado. E o que significa isso? Vender Bruno Fernandes, Acuña ou Battaglia? Não. Preparámo-nos fazendo vários planos. É óbvio que sabemos que há jogadores que se destacaram e que serão alvo de cobiça por parte de grandes clubes. Mas isso não implica que o Bruno Fernandes saia, mas também não há drama nenhum se o Bruno Fernandes sair. Isto quer dizer que o Sporting CP está preparado para que o Bruno Fernandes fique e esse é o plano A. Se o Bruno Fernandes sair, temos o plano B preparado para atacar o mercado. Não gosto de muitas surpresas na vida e preparámo-nos para os vários cenários. Neste momento, Bruno Fernandes é jogador do Sporting CP. É um grande jogador, um grande profissional e tornou-se um grande capitão. Se o mercado quiser o Bruno Fernandes, terá de ser por um valor elevado. Garantidamente que Bruno Fernandes não sairá por 35 milhões de euros. [Se for necessário pagar cinco milhões de euros para que Bruno Fernandes fique no plantel, o Sporting CP está preparado para esse esforço?] Se há coisa que o presidente da SAD tem de saber, é saber entender o balneário e reconhecer o valor desses jogadores. Conheço Bruno Fernandes não só como presidente, mas também como director clínico, e ele cresceu muito este ano. Esta estrutura fez muito para que ele crescesse. Se ficar, é justo melhorar as suas condições contratuais".

Possíveis reforços
"Nas próximas horas, serão apresentados três jogadores para a equipa principal do Sporting CP. Um deles leva já uns sete meses de duras negociações".
 
Objectivo para 2019/2020
"Vamos ter de ficar acima do terceiro lugar. Não tenho medo de assumir isto porque tenho muita confiança de que o vamos fazer. Se é possível ser campeão? Não há uma pessoa neste grupo que não tenha esse sonho e que não acredite. Quem não tiver essa ambição não está no sítio certo".
 
Supertaça
"Vamos lutar exactamente da mesma maneira que lutámos na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Não quero tirar mérito a nenhuma conquista do Sporting CP, mas estas taças foram tiradas a ferros. Para ganharmos a Taça de Portugal, vencemos o SL Benfica nas meias-finais e o FC Porto na final. Na final four da Taça da Liga estavam presentes os quatro melhores clubes nacionais e trouxemo-la para o Museu Sporting. É com esta ambição, humildade e com este acreditar que vamos jogar no dia 4 de Agosto".
 
Aposta na formação
"Quando se fala de Sporting CP, 'formação' é uma palavra que aparece logo. Para ser sustentável, o Sporting CP tem de apostar na formação. Não é um custo, é um investimento. Mas não se muda de um dia para o outro, vamos precisar de tempo. Hoje, estamos a pagar um preço pelo abandono que houve na formação nos últimos cinco anos. Não é por acaso o que se passa acima dos sub-17 até aos sub-23, onde não temos o número de internacionais que costumamos ter no Sporting CP. Há miúdos que vão ter de crescer mais depressa. Tivemos um miúdo de 16 anos que treinou com Marcel Keizer e só não foi opção para o banco porque teve de fazer um exame médico para subir dois escalões e isso demora tempo. Tivemos outro miúdo de 17 anos a treinar com a equipa principal antes da final da Taça. A equipa sub-23 vai ter uma média de idades de 18, 19 anos".

Assembleia geral de 29 de Junho
"Enquanto presidente do Conselho Directivo, a minha missão é apelar aos Sócios para comparecerem no próximo dia 29 de Junho para a votação do orçamento. É o primeiro orçamento da estabilidade, sustentabilidade e competitividade. É o orçamento do Clube, é importante dizer isto. Muita gente tem falado em desinvestimento, mas eu vou recordar que houve desinvestimento em Janeiro no futebol e fizemos a melhor época desportiva dos últimos 17 anos. O nosso orçamento parte de um princípio básico e que é inegociável: não podemos gastar mais do que as nossas receitas. Todos queremos o bem do Sporting CP e se gastamos mais do que recebemos podemos colocar em causa a sustentabilidade. As modalidades, tal como a formação, fazem parte do nosso ADN. Vamos manter as modalidades a competir para vencer, mas a formação não é exclusiva ao futebol. As modalidades estão a perceber isso e estão a preparar o futuro. Este orçamento que vamos apresentar é superior ao orçamento da época 2017/2018, que foi uma época em que o Sporting CP foi campeão em quatro modalidades de pavilhão. Vamos apresentar um orçamento superior a esse, mas não vamos cometer loucuras. E neste último ano cometeram-se loucuras. Chegámos ao Clube e percebemos que havia modalidades que tinham orçamentos que esgotavam em Fevereiro, tínhamos modalidades que nem orçamentadas estavam. Isto nunca mais pode voltar a acontecer. Não podemos ter modalidades como o voleibol, que passou de 800 mil euros para 1,8 milhões de euros de 2017/2018 para 2018/2019".
 
Mensagem para os Sportinguistas
"Gostava que os Sócios e os adeptos confiassem neste Sporting CP. Nós, Conselho Directivo e administração da SAD, só queremos uma coisa. Tudo o que estamos a fazer é para ver Sportinguistas a festejarem na rua, miúdos a andar na rua orgulhosamente com a camisola do Sporting CP vestida. Nestes dez meses, o dia em que me senti com o coração mais cheio foi após a vitória a Taça de Portugal. Em Lisboa, vi imensas pessoas com a camisola do Sporting CP vestida com orgulho. Não estamos aqui por projecto pessoal, por razões financeiras, para ser estrelas ou vedetas ou para ser populares. Temos uma missão a cumprir, que é servir o Sporting CP. Eu sei que conseguimos que essas pessoas saiam à rua orgulhosamente vestidas à Sporting CP. Hoje, o Sporting CP é um Clube saudável, competitivo e ambicioso. Acreditem no Sporting CP para, a partir de Agosto e de 15 em 15 dias, tornarmos este estádio um verdadeiro inferno".