Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Arquivo Sporting CP

Sporting CP no pódio dos clubes que mais formam para a Europa

Por Sporting CP
25 Out, 2021

Leões são o melhor emblema português com 70 jogadores nos principais campeonatos

O Sporting Clube de Portugal ocupa a terceira posição do pódio no ranking de clubes que formaram o maior número de jogadores a actuar nos 31 principais campeonatos da UEFA.

Segundo o CIES - Observatório do Futebol, os Leões produziram 70 atletas que jogam ao mais alto nível na Europa, número igualado por GNK Dinamo Zagreb e FK Dynamo Kyiv. O AFC Ajax está em primeiro lugar com 81 atletas e o FK Shakhtar Donetsk no segundo com 75.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, divulgado esta segunda-feira, o emblema Leonino é também segundo no ranking do índice de treino, que tem em conta o número de jogadores formados consoante o nível desportivo do clube e a percentagem dos que se tornaram profissionais no último ano. De referir que quanto mais novos forem os jogadores, maior o peso verificado no ranking. Neste indicador, o Sporting CP alcançou uma pontuação de 91,8, sendo batido apenas pelos neerlandeses do AFC Ajax, que atingiram os 102,3.

O Observatório do Futebol esclareceu ainda que define como "clubes de formação" aqueles em que os jogadores actuaram ao longo de pelo menos três épocas entre os 15 e os 21 anos.

Recorde-se que o Sporting CP já tinha vencido um prémio dos European Club Association (ECA) Awards 2021 na categoria Futebol de Formação, devido ao projecto do Modelo Centrado no Jogador (MCJ) que os Leões implementaram nas camadas jovens ao longo dos últimos anos.