Foto João Pedro Morais
Carlos Silva condecorado com medalha de mérito desportivo
Por Sporting CP
13 Jan, 2023
13 Jan, 2023
Frederico Varandas esteve na cerimónia realizada na Câmara Municipal de Lisboa
Carlos Silva, antigo guarda-redes de andebol do Sporting Clube de Portugal e da selecção nacional, foi esta sexta-feira condecorado pela Câmara Municipal de Lisboa com a medalha de mérito municipal desportivo.
Esta homenagem a uma figura ímpar do desporto nacional decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de várias figuras do emblema de Alvalade, como o presidente Frederico Varandas, o vogal do Conselho Directivo Miguel Afonso e ainda o director do andebol verde e branco, Carlos Carneiro.
“Receber esta medalha é uma honra para um homem de 71 anos que fez a carreira desportiva durante 25 anos em clubes de Lisboa, nasceu em Lisboa e envelheceu em Lisboa. Creio que agora já recebi todos os prémios e hoje encerro aqui tudo o que é possível receber. Esta atribuição só é possível porque pratiquei um desporto colectivo em que a palavra “eu” não existe, mas sim o “nós””, começou por afirmar Carlos Silva em declarações prestadas aos jornalistas presentes.
“Tive o privilégio de ser capitão do Sporting CP muitos anos e de estar na selecção nacional 17 ou 18 anos, sendo capitão durante oito ou nove. Divido isto com os meus colegas e técnicos que acreditaram em mim, além dos dirigentes, corpos médicos e roupeiros. Todos são importantes”.
Já Frederico Varandas, realçou a honra de ver um ex-jogador Leonino receber esta homenagem.
“Fico sempre muito feliz quando é reconhecido em vida o valor às pessoas que o merecem. (…) Enquanto presidente do Sporting CP, tenho de dizer que a história do nosso Clube é feita de heróis, que serão sempre os atletas, os treinadores e as pessoas que fazem com que consigamos passar a paixão pelo Sporting CP de geração em geração. Os presidentes e dirigentes têm a missão de criar heróis para os adeptos e Sócios, pois são eles que interessam dentro dos clubes”.
“O Carlos Silva não é apenas um atleta, é um dos poucos Leões que estiveram 20 anos ao serviço do andebol, tendo dado oito títulos nacionais e sete Taças de Portugal ao Sporting CP. Ou seja, o Museu Sporting deve muito a todos os Carlos Silvas e hoje tenho de agradecer-lhe por tudo o que fez pelo nosso Sporting CP. Lisboa é a sua cidade, mas o Sporting CP será sempre a sua casa”.
Por sua vez, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considerou que a atribuição desta medalha “é de uma justiça total”.
“Carlos Silva é talvez o melhor guarda-redes de andebol da história do nosso país e o nosso objectivo era honrá-lo. O presidente do Sporting CP dizia e bem que os clubes de futebol criam os heróis, e os presidentes de Câmara devem honrá-los. Estamos a honrar uma carreira muito longa e sem falhas de um homem que foi um exemplo. A minha missão é honrar estes exemplos de trabalho e dedicação no desporto. Esta medalha é atribuída a muito poucos, apenas a pessoas que tiveram um papel muito importante na cidade. É atribuída pelo presidente da Câmara, mas é uma medalha que todos os lisboetas atribuem a Carlos Silva por tudo o que fez pela cidade”.

