Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais e José Lorvão

Triunfo Leonino em dérbi electrizante

Por Sporting CP
13 Jan, 2023

​Sporting CP vence SL Benfica e sobe à liderança da tabela (6-4)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o eterno rival SL Benfica por 6-4, esta sexta-feira, no jogo de cartaz da 13.ª ronda da fase regular da Liga.

As duas formações apresentaram-se num Pavilhão João Rocha completamente lotado separadas por apenas três pontos na tabela, com os Leões em busca de igualar os encarnados em caso de triunfo, mas sem poderem contar com o contributo de Alex Merlim, Pauleta e ainda Hugo Neves.

O técnico Nuno Dias apostou assim em Guitta, João Matos, Diego Cavinato, Erick Mendonça e Pany Varela de início e viu a sua equipa adiantar-se logo aos dois minutos. Na sequência da marcação de um canto, Cavinato disparou de primeira ao ângulo da baliza de Léo Gugiel, desde muito antes da área, para delírio dos Sportinguistas que fizeram questão de marcar presença.

O SL Benfica conseguiu depois um par de aproximações ao último terço Leonino, obrigando Guitta a mostrar serviço, mas foi a turma de a Alvalade a marcar novamente, agora de contra-ataque. À passagem dos quatro minutos, Pany Varela recuperou a bola numa zona ainda recuada e fugiu isolado em direcção à baliza contrária, picando a bola com classe por cima do guardião.

A vencer por 2-0, o Sporting CP entregou a iniciativa aos visitantes, que tentaram não raras vezes ganhar superioridade numérica com as subidas de Léo Gugiel. Nos minutos seguintes, como é natural, foi o SL Benfica a ter mais bola, mas sem resultados práticos. Do outro lado, os Leões iam aproveitando as transições para criar perigo, com remates de Zicky Té e também de Erick.

Aos 13 minutos, chegou o 3-0 no marcador. Pany Varela ganhou em velocidade a Carlos Monteiro na ala esquerda, apareceu junto ao vértice da área e rematou rasteiro e cruzado de forma certeira, chegando assim ao ‘bis’ na partida já com 13 minutos decorridos. Na resposta, pouco depois, Arthur aproveitou uma reposição de bola e reduziu para 3-1 com uma ‘bomba’.

Até ao intervalo, o encontro aqueceu com algumas faltas mais duras. Anton Sokolov e Zicky Té ainda tentaram a sorte ao alvejarem a baliza dos encarnados, que também voltaram a testar Guitta, mas o resultado já não sofreria mais alterações até ser atingido o período de intervalo.

No regresso dos balneários, a segunda parte começou animada com uma boa oportunidade para cada lado, mas desta vez foi o SL Benfica a arrancar melhor. Isto porque, logo aos dois minutos, Rocha encurtou para 3-2 e, apenas um minuto depois, na sequência de um pontapé de canto, os encarnados conseguiram mesmo chegar à igualdade (3-3) por intermédio de Diego Nunes.

A partir daí, assistiu-se a um duelo muito equilibrado, mas seria o Sporting CP a adiantar-se novamente, aos sete minutos, através de um auto-golo de Arthur, e a aumentar a diferença para 5-3 poucos segundos depois, agora com Tomás Paçó a rematar e Sokolov, à boca da baliza, a encostar para o fundo das redes. Jogo e ambiente frenéticos, dignos do melhor dérbi do Mundo.

Em seguida, deu-se a expulsão de Bruno Cintra, que viu o segundo amarelo e consequente vermelho, o que deixou o SL Benfica em inferioridade numérica por dois minutos. Os Leões aproveitaram então para encostar o adversário às cordas e ainda ficaram perto de marcar, num remate de Cavinato que rasou o poste, mas as águias voltaram depois a ter cinco elementos.

À semelhança do que já tinha feito na primeira parte, Guitta continuou a destacar-se ao impedir o adversário de facturar com várias defesas providenciais, até que na recta final o SL Benfica apostou no 5x4 com Bruno Coelho a assumir o papel de guarda-redes avançado. Pouco depois, essa estratégia surtiu efeito, com Rocha a fazer o 5-4 com cerca de cinco minutos para disputar.

A margem mínima deixava tudo em aberto e a verdade é que depois de aguentar muito bem a superioridade numérica do adversário durante alguns minutos, o Sporting CP conseguiu mesmo fechar o triunfo através de Erick Mendonça, a 53 segundos do fim, com o internacional português a aparecer isolado na cara de Bruno Coelho e a finalizar após um roubo de bola (6-4).

Os Leões, que com este triunfo igualam o SL Benfica no topo da classificação com 32 pontos, voltam a jogar apenas no próximo dia 21 de Janeiro, em casa, frente ao CR Leões Porto Salvo.

Sporting CP: Guitta [GR], João Matos [C], Diego Cavinato, Erick Mendonça e Pany Varela; Bernardo Paçó [C], Pedro Santos, Diogo Santos, Zicky Té, Tomás Paçó, Tiago Macedo, Anton Sokolov, Miguel Ângelo e Esteban Guerrero.