Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Refeições solidárias em mais um Dia do Voluntário Sporting

Por Sporting CP
19 Jun, 2023

Para ajudar a Refood num problema que tem aumentado em Lisboa

19 de Junho chegou e com ele chegou também mais uma edição do Dia do Voluntário Sporting, que desta vez reuniu mais de três dezenas de colaboradores do Sporting Clube de Portugal numa cozinha para preparar refeições solidárias para a Refood.

19.06 é, por isso e desde 2020, mais do que uma data que faz lembrar o ano de fundação do Clube, é também um dia para reforçar os valores do Sporting CP, sendo solidário e fazendo a diferença na comunidade, numa iniciativa organizada pela Fundação Sporting e pelo departamento de Recursos Humanos do Clube.

Depois de já terem colhido alimentos, terem renovado uma casa de acolhimento e limpado uma zona do Estuário do Tejo, desta vez os voluntariados Leoninos vestiram os aventais e confeccionaram refeições para ajudar a minimizar um problema que tem aumentado um pouco por todo Portugal - no caso, em Lisboa.

O Sporting CP é parceiro da Refood do Lumiar há vários anos, entregando-lhe a comida que sobra nos dias de jogo para que a instituição consiga entregá-la àqueles que mais precisam, e desta feita decidiu contribuir com uma acção de voluntariado que envolveu vários departamentos do Clube.

Para isso, e sabendo que as refeições a que a Refood tem acesso não são tão saudáveis e equilibradas, a nutricionista do Sporting CP, Inês Maldonado, preparou um menu composto por sopa e prato principal vegetariano com uma grande variedade de legumes, leguminosas e frutos secos.

O Sporting CP comprou os legumes na SEMEAR - Associação BIPP de Inclusão para a Deficiência -, que recebeu a primeira acção de voluntariado do Clube, escolheu a Escola Profissional Gustave Eiffel como parceira e foi na cozinha desta escola que a acção decorreu com a preciosa ajuda da professora Ana Matias, coordenadora do curso de cozinha e pastelaria, e de vários alunos do primeiro ano do curso.

“Sabemos que desde 2020, com a pandemia, e agora com a subida do custo de vida há cada vez mais gente a dirigir-se à Refood para poder comer e, por isso, este ano quisemos deixar a nossa marca aqui. Ouvimos as necessidades da instituição, falámos com o nosso departamento de nutrição e metemos as mãos à obra”, disse Inês Sêco, directora-executiva da Fundação Sporting, que se mostrou agradada com o empenho de todos os participantes desta quarta edição do Dia do Voluntário Sporting: “Toda a gente arregaçou as mangas, meteu as mãos nas facas e fez de tudo um pouco. Ninguém se coibiu de nada. Foi muito bom e muito produtivo”.

Ana Matias concordou com Inês Sêco, fazendo o balanço desta acção na cozinha da Escola Profissional Gustave Eiffel. “Correu muito bem. Conseguimos organizar-nos muito bem, todos colaboraram e o produto final ficou muito bom. Além do trabalho solidário que aqui se fez, os nossos alunos também ficaram muito motivados com a presença dos voluntários do Sporting CP porque, para lá de ser uma aula prática, foi uma manhã diferente com pessoas diferentes”, referiu a professora.

Hugo Ferreira, do Gabinete de Assessoria da Administração, foi um dos colaborados do Sporting CP que participou nesta iniciativa e também se mostrou satisfeito pela oportunidade: “É, sem dúvida, uma experiência a repetir. Costumo fazer voluntariado fora e se o Clube tiver mais destas acções eu cá estarei para ajudar. Acho muito importante dedicarmo-nos a estas causas e ajudarmos os outros”.

No final da acção, que decorreu durante toda a manhã desta segunda-feira, a Refood do Lumiar recolheu as refeições que alimentarão cerca de 150 pessoas e que serão entregues nas próximas acções do organismo nas ruas desta zona de Lisboa, vizinha do Estádio José Alvalade.

“Precisamos sempre de ajuda, até porque tem havido um aumento considerável de pessoas a contactarem-nos para lhes darmos apoio alimentar. Neste momento, já temos até, infelizmente, pessoas em lista de espera. Por isso, e numa altura em que não temos muita comida para distribuir, esta acção veio ajudar-nos muito” referiu Francisco Amaral, gestor da Refood do Lumiar, enaltecendo o papel solidário do Sporting CP: “É um grande parceiro do nosso núcleo e do de Alvalade e nós apreciamos muito este contributo”.