Natural de Barcelos, Paulinho nasceu e cresceu para o futebol no Santa Maria FC, clube da freguesia de Galegos. Estreou-se na antiga 3.ª Divisão ainda em idade júnior e passados dois anos e meio chegou à Primeira Liga portuguesa pela mão do Gil Vicente FC, que o contratou ao CD Trofense após uma excelente época de estreia na 2.ª Liga.
O percurso em Barcelos foi atribulado mas terminou com uma temporada onde marcou quase metade dos golos dos "gilistas" na 2.ª Liga. O destino seguinte foi o SC Braga, onde cimentou o seu estatuto como um dos melhores avançados em Portugal, levando hoje mais de duzentos encontros ao mais alto nível, tanto nacional como internacional. Com três encontros pela principal selecção nacional, estreou-se com dois golos em novembro de 2020, quase oito anos após a única internacionalização nos escalões jovens, nos sub-21.
A chegada ao Sporting CP foi o concretizar de um objectivo de longa data, abrilhantado com a conquista do Campeonato Nacional, em 2021, no qual marcou o único golo do jogo que consagrou os verdes e brancos. Já acrescentou uma Supertaça e uma Taça da Liga ao seu currículo e promete continuar a lutar por mais.