Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Acção de formação interna com o Manchester City FC

Por Sporting CP
25 Mar, 2025

Troca e partilha de ideias numa iniciativa do Gabinete de Observação e Análise

O Gabinete de Observação e Análise (GOA) de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, na segunda-feira, uma formação interna na qual contou com a presença do director da Academia do Manchester City FC e outros colaboradores do clube inglês. 

Do lado do Sporting CP estiverem presentes os directores da Academia Cristiano Ronaldo, todos os coordenadores das diversas áreas multidisciplinares do futebol de formação, todos os treinadores desde as equipas do Polo EUL à de sub-23 e ainda os técnicos do futebol feminino. 

Esta acção serviu como troca e partilha de conhecimentos entre os dois clubes, com Thomas Kruecken, director da Academia do Manchester City FC, a dar uma masterclass sobre a organização da academia inglesa, metodologia de treino, valores e princípios, desenvolvimento de equipas de elite e desenvolvimento a longo prazo do jogador. 

Miguel Saraiva, coordenador do GOA Leonino, mostrou-se satisfeito por isso e não teve dúvidas em dizer que esta iniciativa foi benéfica para ambos os emblemas, começando por dizer que foi “muito fácil” organizar esta formação interna. 

“Eles estavam muito motivados, tal como nós, e creio que o facto de termos ideias similares, o facto de eles também pensarem na questão do modelo centrado no jogador e todas as estratégias e ideias serem consonantes com as nossas, facilitou a organização desta acção. Além disso, esta formação foi para ambos os clubes, mais um momento de partilha e aprendizagem”, começou por dizer Miguel Saraiva, referindo: “O Thomas Kruecken mostrou-nos aspectos muito interessantes e a forma como trabalham nas diferentes áreas. Coisas similares ao que fazemos aqui, mas noutra perspectiva e com as ideias e a estrutura deles. Isso para nós foi muito interessante porque nos deu a conhecer como é que eles querem evoluir e como querem o jogador no futuro e porque tivemos a oportunidade de conhecer outras formas e metodologias, que também podemos adaptar”. 

Thomas Kruecken mostrou-se surpreendido com algumas práticas do Sporting CP e deixou elogios ao trabalho do Clube no futebol de formação, considerando-o como um exemplo.  

O nível técnico sobre pressão do Sporting CP foi espantoso e as escolhas de decisão dos jogadores também. E, como eu acredito que podemos sempre aprender uns com os outros, estivemos aqui para trocar conhecimentos e aprender. A meu ver, ambos os clubes podem beneficiar um com o outro”, disse o director da Academia dos citizens, acrescentando: “O Sporting CP é um clube que nos permite sentir a cultura vivida pelas pessoas. Conseguimos sentir o bom ambiente, a boa forma de como as pessoas do clube se relacionam umas com as outras. Para mim, aqui há um propósito claro, há uma visão e há uma metodologia clara de forma a desenvolver os jogadores ao mais alto nível”. 

Temos tido, nos últimos anos, a prova do trabalho fantástico que tem vindo a ser desenvolvido aqui no Sporting CP e eu acho que são claramente um exemplo a seguir para muitos outros clubes pela forma como as pessoas trabalham aqui”, referiu ainda Thomas Kruecken

Tiago Almeida, treinador principal da equipa sub-13 verde e branca, foi um dos muitos técnicos que participou nesta formação interna e referiu a importância de conhecer outras realidades, no caso a do Manchester CIty FC: “Estas acções internas têm um impacto muito relevante para nós porque nos fazem reflectir um bocadinho sobre aquilo que é o nosso processo. Ou seja, não olharmos só para nós, mas também percebermos quais são as realidades que temos à nossa volta e, neste caso, a do City que é um clube muito grande, que está muito bem na formação de há uns anos para cá, assim como mostrar-nos aquilo que podemos retirar para o nosso modelo”.