Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Felipe Valério reforça futsal Leonino

Por Sporting CP
04 Jul, 2025

Ala de 31 anos é internacional brasileiro e jogava na Liga espanhola

Felipe Valério é reforço da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal. O internacional brasileiro é mais uma opção para Nuno Dias para a temporada 2025/2026 que se aproxima.

Nas primeiras palavras como novo jogador verde e branco, Felipe Valério mostrou entusiasmo por passar a ser Leão. “Vestir a camisola do Sporting CP é uma sensação muito boa e espero retribuir a aposta”, referiu aos meios do Clube na sua apresentação.

O novo ala Leonino deu-se a conhecer aos Sportinguistas e nomeou as suas principais características enquanto jogador. “Jogo muito em prol do colectivo, coloco sempre o colectivo acima de qualquer parte individual. A minha maior característica é essa: ajudar a equipa”.

O brasileiro acredita que chega ao Sporting CP na melhor fase da carreira. “Acho que sim, e espero que o ano que vem seja melhor do que este que passou. Tanto de idade, como de cabeça e fisicamente encontro-me muito bem, então que tem tudo para ser um grande ano”, perspectivou.

Felipe Valério desvendou que já cruzou caminhos com alguns dos novos companheiros de equipa. “Toda a gente fala muito bem do Sporting CP, uma equipa vencedora, muito competitiva. Quero aprender com os meus companheiros, treinador, corpo técnico, e ajudar o Sporting CP a continuar esta carreira vitoriosa. Já joguei com o Taynan no AD El Pozo, com o Henrique Rafagnin no A. Carlos Barbosa de Futsal, e com o Rocha na selecção”, revelou.

Trabalhar com Nuno Dias é também uma grande motivação para Felipe Valério. “Para mim é importante. Espero que ele me ajude a melhorar, que eu continue a aprender, como com todos os treinadores que passaram pela minha carreira. [Nuno Dias] é um treinador vencedor, competitivo, e tenho a certeza de que vai aportar muito na minha carreira”.

Felipe Valério falou ainda das sensações de estar no Pavilhão João Rocha e do que espera viver na casa das modalidades Leoninas. “Quero entrar no que o Sporting CP já tem vindo a viver, que é uma história muito bonita, uma história de títulos, de grandes jogos. Só quero aportar um pouco mais na história que o Sporting CP tem vindo a fazer”.

Quanto a ambições pessoais e colectivas, Felipe Valério respondeu: “Colectivamente, a ambição é ajudar os companheiros a melhorar o que seja necessário. O futsal é um desporto colectivo, mas no qual o individual conta muito, por isso vou fazer o que puder para que a equipa continue a vencer”.

Felipe Valério fez ainda questão de deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Estou muito feliz por vestir esta camisola e espero estar à altura do Clube que vou representar”. 

Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, dirigiu palavras muito elogiosas ao novo reforço Leonino.

“Acho que o Felipe Valério dispensa apresentações. É Campeão do Mundo pelo Brasil, um dos melhores jogadores do Mundo. Era capitão de um histórico da modalidade e de uma das melhores equipas do Mundo, que jogava na Liga Espanhola. E vem de uma época em que fez dezenas de golos e de assistências, em que foi o jogador mais importante dessa equipa. E, depois, tem todo o histórico de anos e anos no AD El Pozo, como atleta de topo, e anos e anos de internacionalizações pelo Brasil”, enunciou, destacando também o carácter do brasileiro:

“É um jogador com perfil de atleta diferenciado, que faz várias posições em campo, o que era algo que procurávamos. Além de tudo, acertámos na pessoa também. É um líder dentro e fora de campo e vem trazer coisas muito boas ao nosso grupo. Vai dar um aporte fabuloso a uma posição onde estávamos algo desfalcados”, completou.

O dirigente mostrou-se ainda confiante no rendimento imediato do reforço, concordando com a ideia de que o ala está no auge da sua carreira.

“Um atleta de futsal aos 31 anos está muito longe de estar ‘fora de prazo’. O Merlim está com 39 e com um rendimento fantástico. Um jogador de 31 anos, titular na selecção brasileiro e com números impressionantes nas últimas épocas, está sim no auge da carreira. Concordo com essa ideia”, assumiu.

“Até por isso, é um jogador que acreditamos ir integrar-se com muita facilidade e rapidamente trazer o adicional de qualidade que procuramos com a contratação. É um nome sonante que vem adicionar muita qualidade não apenas ao Sporting CP mas também à Liga”, avalizou.

A fechar, Rodrigo Pais de Almeida revelou a influência que os antigos – e agora novamente – colegas de equipa de Felipe Valério tiveram no fechar positivo das negociações.

“Vou cometer uma inconfidência: para conseguirmos contratar um atleta como o Felipe Valério precisamos não de dias, ou de meses. Tem de ser um namoro com algum tempo. E quando contratamos um jogador deste nível, com esta craveira, ele quer saber coisas sobre o Sporting CP. Não as vai perguntar a mim ou ao treinador. Ao Nuno Dias pergunta questões técnicas, a mim contratuais”, explanou.

“Ele falou com os colegas e aí tivemos, sei disso, uma grande ajuda daqueles que cá estão e daqueles que já cá estiveram, e que sabem como é que o Sporting CP valoriza e acompanha os seus activos e as suas famílias. Esses pormenores fazem a diferença: a forma como o Clube os recebe, como os adeptos os acarinham. Esse foi um factor fundamental para o Felipe Valério aceitar vir para o Sporting CP”, finalizou.