Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Filipe Çelikkaya: "Jogadores têm boa margem de progressão"

Por Sporting CP
04 Fev, 2023

Equipa B recebe o CF “Os Belenenses” este domingo (15h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal tem duelo marcado este domingo (15h00) com o CF “Os Belenenses”, no Estádio Aurélio Pereira, para a 17.ª jornada da série B da Liga 3.

Antes de se debruçar sobre esta partida, o técnico Filipe Çelikkaya puxou a cassete atrás para elogiar a postura da sua equipa na última ronda. Isto porque, apesar de terem ficado reduzidos a dez jogadores, os Leões tiveram sempre capacidade para resistir ao adversário e conseguiram assegurar os três pontos frente ao Real SC (0-1), tal como já tinham feito diante do Vitória FC.

“No último jogo voltámos a ter de enfrentar o adversário durante largos minutos com menos um jogador, e estes jogadores deram uma boa resposta. A união e o carácter que demonstraram permitiram que o resultado não se alterasse. Isso também é uma prova do seu crescimento de semana para semana”, começou por considerar o técnico à Sporting TV, antes de acrescentar.

“Falamos todas as semanas sobre as dificuldades encontradas nos jogos da Liga 3 e os resultados semana após semana de todos os encontros provam isso mesmo. É a consistência e a maturidade que apresentarmos nos momentos-chave de cada desafio que fará diferença”, frisou.

Agora, segue-se o embate contra o CF “Os Belenenses”, que é sexto e perdeu com o Sporting CP por 0-1 na primeira volta, naquela que foi a sua primeira derrota na presente temporada. Ainda assim, Filipe Çelikkaya afirma que não há jogos iguais, até porque o contexto é muito diferente.

“Nesta fase da competição, as equipas que têm ambições de subida, como é o caso do CF “Os Belenenses”, surgem naturalmente reforçadas e não são as mesmas que enfrentámos na primeira volta. Além disso, os nossos jogadores também têm vindo a crescer ao longo da prova e hoje estão mais bem preparados do que estavam na primeira jornada. É o processo natural”.

Já depois de considerar que apesar de atravessarem um bom momento, com cinco vitórias nos últimos sete jogos disputados, os Leões têm “muito trabalho pela frente”, pois “são capazes de mais e têm uma boa margem de progressão”, o técnico apelou à presença dos adeptos em Alcochete. “Jogando em casa queremos naturalmente o apoio deles. Ajudam-nos em vários momentos do jogo e quanto mais gente tivermos a apoiar-nos, melhor será para estes jovens”.

Também Rodrigo Ribeiro, avançado verde e branco de apenas 17 anos, começou por comentar a exibição da equipa frente ao Real SC na jornada transacta. “Já terminámos vários jogos a jogar com dez unidades e o facto de conseguirmos dar a volta por cima demonstra a união da equipa. Estamos cada vez mais fortes, a evoluir enquanto colectivo e também em termos individuais”.

O jovem olhou depois para dérbi frente ao CF “Belenenses”, que tem como objectivo a subida de divisão, dizendo esperar “que o jogo corra bem e que a equipa consiga um bom resultado”.

“Todos os jogos, seja contra as equipas que estão mais acima ou abaixo na tabela, são muito difíceis. Apesar de vir de duas derrotas, o CF “Belenenses” vai entrar ainda com mais força para tentar o apuramento para a fase seguinte. Vamos encarar este jogo como todos, sabendo da dificuldade que todos têm na Liga 3. Vamos dar tudo para conseguir os três pontos em casa”, referiu, garantindo ainda assim que os Leões estão “mais focados no processo e em evoluir”.

Em termos individuais, Rodrigo Ribeiro, que é o melhor marcador da equipa na Liga 3 com cinco golos apontados, além dos cinco que marcou também na UEFA Youth League, mostrou-se satisfeito com o seu rendimento. “Estou a atravessar um bom momento a nível individual e a nível colectivo, a equipa está bem. Resta-me continuar a trabalhar para mim e para a equipa”.

O jovem atacante, que está a cumprir a segunda temporada na Liga 3, sublinha que tem evoluído bastante desde que começou a disputar esta competição. “Sinto-me completamente diferente em comparação com o ano passado. A dificuldade dos jogos contra adversários mais velhos faz-nos crescer e ao longo dos meses vamos percebendo isso. A competitividade da Liga 3 é muito benéfica para nós, todos os jogos têm dificuldades diferentes e isso prepara-nos para o futuro”.

O jogo entre Sporting CP e CF “Os Belenenses” será transmitido em directo no Canal 11.