Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta no marcador vale permanência na Liga 3

Por Sporting CP
06 maio, 2023

​Leões batem Real SC com golos da autoria de Tiago Ferreira e Fatawu (2-1)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu a manutenção na Liga 3, este sábado, ao vencer o Real SC por 2-1 na sexta e última jornada da segunda fase da competição.

O técnico Leonino Filipe Çelikkaya apostou no mesmo onze que vencera o FC Oliveira do Hospital por 1-3, na jornada anterior, sabendo de antemão que uma vitória assegurava desde logo a permanência diante de um adversário que chegou a este duelo, em Alcochete, já despromovido.

A turma de Alvalade arrancou por cima, insistindo pela direita, e não demorou muito até ficar perto do 1-0. Ainda nos dez minutos iniciais, Rodrigo Ribeiro atirou certeiro e, pouco depois, Chico Lamba, de cabeça, fez o mesmo, mas ambas as tentativas foram cortadas em cima da linha.  

Claramente superior, o Sporting CP empurrava os homens de Massamá para trás, obrigando-os a sair em contra-ataque. Tiago Ferreira também podia ter inaugurado o marcador com um disparo à malha lateral, após bela arrancada de Mateus Fernandes, e em seguida Rodrigo Ribeiro ficou à beira de um grande golo, num remate em arco desde fora da área, mas acertou no poste.

Os Leões já justificavam a vantagem, dado o volume ofensivo que vinham apresentando, no entanto esta teimava em não aparecer. E como quem não marca sofre, já no período de compensação, o Real SC, na primeira oportunidade que criou na primeira parte e contra a corrente do jogo, adiantou-se no marcador, isto poucos momentos antes do tempo de intervalo.

Logo no arranque da segunda parte, em apenas quatro minutos, o Sporting CP conseguiu aquilo que tinha procurado durante toda a etapa complementar: o golo. Dário Essugo sofreu falta dentro da área, o juiz da partida assinalou penálti e Tiago Ferreira, da marca dos onze metros, não tremeu, facturando pelo segundo jogo consecutivo e restabelecendo assim a igualdade.  

Os Leões continuaram então a insistir no ataque, apostados em passar para a frente. Já depois de Tiago Ferreira ter ameaçado, aos 64 minutos surgiu a reviravolta no marcador. Bem ao seu jeito, Fatawu puxou para dentro na quina da área e puxou o pé atrás, disparando uma bomba que entrou no ângulo da baliza adversária, deixando o guarda-redes sem hipóteses de reacção.  

Conseguida a vantagem, o Sporting CP viu o Real SC começar a subir de produção e aproximar-se do último terço do terreno. Aí, Diego Calai foi decisivo na baliza verde e branca em dois lances consecutivos, primeiro a defender um livre directo para fora e, na sequência do canto logo a seguir, a desviar com a ponta dos dedos um cabeceamento venenoso que levava selo de golo.

Já dentro dos últimos dez minutos, o Real SC ainda ameaçou com um cruzamento que acabou por acertar no poste de forma fortuita, mas a partir daí o Sporting CP voltou a equilibrar o tabuleiro de jogo. Num final intenso, com muitos duelos e os jogadores a lutarem até à última gota de suor, o resultado já não mexeu, mantendo-se a vantagem da equipa que mais a justificou.

Com este triunfo, os Leões despedem-se de 2022/2023 com a permanência assegurada na Liga 3, terminando esta segunda fase na liderança isolada com um total de 16 pontos somados, mais um do que o FC Oliveira do Hospital, que ficou em segundo, e Vitória FC, que ficou em terceiro.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves, Jesús Alcantar, Chico Lamba [C], Flávio Nazinho, Dário Essugo, Mateus Fernandes (Samuel Justo, 82’), Miguel Menino (João Pereira, 90+5’), Fatawu Issahaku (Diogo Cabral, 90’), Rodrigo Ribeiro (Francisco Canário, 90+5’) e Tiago Ferreira.