Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Teste aprovado com distinção antes do clássico

Por Sporting CP
06 maio, 2023

Andebol Leonino venceu o ABC por expressivos 37-29

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o ABC por 37-29, na jornada 22 do Campeonato Nacional. O domínio Leonino ficou espelhado numa diferença final de oito golos a favor do conjunto orientado por Ricardo Costa, num teste aprovado com distinção antes do duelo frente ao FC Porto, marcado para o próximo sábado, dia 13, em casa dos dragões.

Como tinha referido o central Carlos Ruesga na antevisão à partida diante do histórico ABC, de nada valeria o clássico frente ao FC Porto se o Sporting CP não fizesse a parte que lhe cabia e vencesse a formação bracarense no jogo deste sábado. E assim foi. Plano cumprido, com um jogo sólido e compacto da formação verde e branca, que esteve sempre na frente do marcador, com vantagens que nunca foram inferiores a dois golos a partir dos cinco minutos. Vejam-se alguns exemplos: diferença de 6-3 aos 7’, de 8-4 à entrada dos 15 minutos, com o ABC a conseguir a máxima aproximação, e aos 10-8, com um golo do ponta-direita André Rei, muito perto dos 19 minutos.

O Sporting CP jogou à sua imagem: circulação de bola rápida sempre à procura da melhor vantagem e de finalizações com pouca oposição. Bons desempenhos nesse particular do central Natán Suárez, a jogar e a fazer jogar, e na ponta-direita, com Francisco Tavares a finalizar. Os golos por essa altura estavam distribuídos por vários jogadores, o que já evidenciava uma equipa de forte sentido colectivo, a jogar sempre para um jogador que pudesse aparecer liberto. Martim e Francisco Costa, Salvador Salvador, Etiénne Mocquais, Josep Folquès e o pivô Edy Silva já tinham golos por essa altura - ou seja, antes do final da primeira parte -, num jogo com bons pormenores das duas equipas e, vale a pena referir, também com boas defesas dos dois guarda-redes - Leo Maciel no Sporting CP e Humberto Gomes do lado do ABC. Ao intervalo, a vantagem Leonina era de 18-13, tendo o Sporting CP ficado a dever a marcação de mais golos a si próprio.

No segundo tempo, algumas mudanças na equipa Leonina: André Kristensen entrou para a baliza e Ronaldo Almeida para a lateral-direita, com Francisco Costa a jogar vários minutos a central. Demorou um pouco até a equipa do Sporting C marcar o primeiro golo (já após os dois minutos), mas depois marcou quase de rajada por três vezes, por Martim Costa, Josep Folquès e Francisco Tavares. Isto, enquanto o ABC mostrava também talento e paciência, através de ataques mais prolongados, que várias vezes encontraram uma solução para finalizar aos seis metros, geralmente pelo pivô, encurtando a desvantagem para três golos (21-18, com seis minutos e meio jogados).

A ideia de que o Sporting CP estava sempre com o jogo controlado era real e permitia até outras soluções - Ronaldo Almeida foi inclusivamente utilizado a segundo pivô, perto de Vag.

Com a diferença a andar entre os quatro e os cinco golos, nem os timeouts serviram para o ABC conseguir encostar mais no marcador. O Sporting CP estava por cima no jogo, apesar de uma ou outra desatenção defensiva, enquanto Martim Costa fazia dos seis metros uma espécie de avenida por onde acelerava até marcar – seis golos assinados ainda antes dos primeiros 15 minutos. E com metade da segunda parte e uma vantagem de sete golos (29-22), o destino quanto ao vencedor afigurava-se traçado, com uma elevada cadência de golos nos dois lados (30-25, aos 17’40) e ataques por vezes até demasiado rápidos, mas que mostravam muita frescura e fome por parte da equipa de Ricardo Costa. À entrada para os últimos dez minutos, a supremacia expressa nos 32-26 só deixava uma dúvida até final: qual seria o resultado final?  A interrogação era respondida com a clareza dos números apresentados no marcador à medida que o cronómetro avançava.

O Sporting CP acabaria por vencer e com um desnível elevado. Os bons contra-ataques redundaram num triunfo final por 37-29, com muito bons envolvimentos em ataques sistematizados ou mais rápidos, a deixarem transparecer uma equipa Sportinguista cheia de confiança, multifacetada, sempre à procura de tirar algo mais do jogo e por isso nunca conformada até à última buzina. A prova disso foram os 37 golos marcados, num teste que deixa muito bons indicadores para o clássico do próximo sábado (18h00) frente ao FC Porto, na cidade Invicta.        

Sporting CP: Leo Maciel e André Kristensen [GR], Edney Silva (2), Edmilson Araújo, Francisco Costa (2), Natan Suárez (4), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (5), Espen Vag (1), Mamadou Gassama, Francisco Tavares (7), Etienne Mocquais (4), Ronaldo Almeida (3), Josep Folquès (3) e Martim Costa (5)