Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Peter Spark

Primeiro empate da temporada

Por Sporting CP
08 Nov, 2025

Leões dividem pontos com o FC Penafiel

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este sábado, a um golo na visita ao FC Penafiel para a 11.ª jornada da Liga Portugal 2.

O conjunto de João Gião, que segue líder isolado da tabela classificativa, registou a primeira divisão de pontos da época após sete triunfos e duas derrotas.

Em Vizela, casa emprestada aos penafidelenses, foi evidente desde bem cedo qual era a equipa com mais vontade de procurar o golo. Mesmo sem grandes oportunidades nos primeiros minutos, foram os jovens Leões a dominar e a definir o ritmo.

A partir dos 20', as bolas começaram a chegar ao último terço com mais perigo. Samuel Justo foi o primeiro a ameaçar com um tiro ao lado antes de, logo a seguir e após grande passe de Manuel Mendonça, atirar para boa defesa de Joan Femenías. Na recarga, Rafael Nel não conseguiu marcar.

Salvador Blopa também procurou facturar aos 22', num tiro desviado para canto, e, pouco depois, Rafael Nel pressionou tanto o guarda-redes Joan Femenías que este quase cometeu um erro fatal. Na resposta, o FC Penafiel rematou para fora por intermédio de Álvaro Santos.

Só dava Sporting CP e Joan Femenías voltou a ser crucial para os visitados, negando, aos 27', o 0-1 a Rodrigo Ribeiro. Pouco depois, o avançado teve uma ocasião ainda melhor quando foi servido com magia por Rayan Lucas, mas não conseguiu acertar na baliza.

A pressão verde e branca ia causando muitos problemas à construção do FC Penafiel, mas um erro Sportinguista só não deu o golo ao conjunto nortenho porque Reko atirou ao lado, com João Muniz ainda a desviar para canto. No entanto, no lance seguinte, um forte pontapé de Gonçalo Negrão inaugurou o marcador a favor dos da casa de forma injusta.

Até ao intervalo, destaque para os remates de Manuel Mendonça (para fora) e Samuel Justo (defesa). No final da primeira parte, e apesar do grande domínio do Sporting CP, o resultado era desfavorável (1-0).

João Gião colocou Rodrigo Dias no lugar de João Muniz para o segundo tempo e o empate chegou logo aos 53': da direita, José Silva conseguiu um grande cruzamento para uma finalização de cabeça ainda melhor de Rafael Nel. Belo golo, o quinto do avançado no campeonato, e 1-1 no resultado.

Apesar de ter sofrido, o FC Penafiel acabou por dividir mais o jogo na segunda metade e testou Diego Calai aos 55', por Davo, e aos 58', por Gonçalo Negrão. Ainda assim, continuava a estar melhor do Sporting CP, que, pelo meio, viu Salvador Blopa rematar com a bola a passar perto do poste.

A meia-hora do fim, Eduardo Felicíssimo substituiu Rayan Lucas e, aos 67', foram Mauro Couto e Paulo Cardoso que entraram para as saídas e Rodrigo Ribeiro e José Silva.

O ritmo baixou para os instantes finais, assim como as ocasiões de golo. Desgastadas fisicamente, as equipas apostavam mais em iniciativas individuais, tendo a excepção sido o cruzamento de Paulo Cardoso para Rafael Nel cabecear para fora.

As substituições foram esgotadas à entrada para os dez minutos finais, com a troca de Samuel Justo por Flávio Gonçalves, e não se registou muito mais para além da bola de Paulo Cardoso para as mãos de Joan Femenías e o tiro rasteiro de muito longe de Flávio Gonçalves a sair ao lado. O 1-1 acabou mesmo por prevalecer.

No próximo encontro, os Leões deslocam-se ao terreno do GD Chaves.

Sporting CP: Diego Calai [GR], José Silva (Paulo Cardoso, 67'), Bruno Ramos, João Muniz (Rodrigo Dias, 45'), David Moreira, Rayan Lucas (Eduardo Felicíssimo, 60'), Samuel Justo (Flávio Gonçalves, 79'), Manuel Mendonça [C], Rodrigo Ribeiro (Mauro Couto, 67'), Salvador Blopa e Rafael Nel.