Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

“Gelson Dala vai jogar”

Por Jornal Sporting
11 Out, 2017

Jorge Jesus não teve problemas em assumir que o angolano estará no ataque leonino em Oleiros, dando a indicação de que Petrovic é o maior candidato à vaga em aberto no eixo defensivo

Em conferência de imprensa de antevisão, Jorge Jesus adiantou que o avançado Gelson Dala está nos planos do jogo para o ataque à entrada na Taça de Portugal em Oleiros. O técnico verde e branco não adornou as perguntas direccionadas à componente táctica e refere que Petrovic parte à frente de Demiral para a deslocação à região de Castelo Branco: “Gelson Dala vai jogar. Gosto de falar dos jogadores, do técnico-táctico. Amanhã vamos treinar e se não acontecer nada, vai jogar. Temos feito um trabalho específico com ele e, neste momento, achamos que tem capacidade para corresponder ao que esperamos dele. Vem de um campeonato com pouca qualidade competitiva [Angola], mas acreditamos que pode ser muito importante para o futuro do Sporting. Temos dois centrais [Demiral e Ivanildo Fernandes] jovens como hipótese. O Demiral chegou antes do Ivanildo e foi convocado, mas estou mais inclinado para o Petrovic [habitualmente médio], por estar mais identificado com as nossas ideias”.

Jorge Jesus afirmou que a Taça de Portugal é um objectivo para a época desportiva e vincou o gosto que o Sporting tem em fazer a festa da prova-rainha, numa região conhecida por outros infortúnios: “Sempre disse que a Taça é das competições mais bonitas. O mais importante é o Campeonato Nacional, mas há muita paixão para os adeptos. Temos todo o gosto em ir a Oleiros jogar, numa região que, infelizmente, é conhecida pelos incêndios. Vamos partilhar com os adeptos a vontade que demonstraram em ter-nos ali. Os jogadores do Sporting têm de olhar para a responsabilidade que têm. A Taça é uma prova com muita responsabilidade. O treinador do Sporting não olha para o nome do adversário. Temos é de nos adaptar. Com muita luta, com melhor ou menor qualidade de jogo, temos é de ganhar”.

O técnico leonino explicou que o principal obstáculo dos leões pode bem ser o piso sintético, lamentando que as deslocações dos clubes grandes não sejam feitas da mesma medida: “O piso sintético não é compatível para uma equipa profissional. Vimos agora em Andorra, um nível mais alto ainda. Não falei com o Fernando Santos sobre isso, mas o Cristiano Ronaldo começou no banco não pela questão do cartão amarelo, mas pelo perigo do piso. Não deveria poder acontecer. No dia seguinte, os jogadores vão queixar-se de que [parece que] levaram com um pau. É natural que aqueles jogadores que tiveram problemas, não queiram jogar em sintéticos. Agora, se a Federação aprovou, vamos jogar. Tenho de tomar opções a níveis físicos para defender os interesses do Sporting e conhecer as dificuldades. Não podes ir sem as condições mínimas, mas Oleiros fez tudo para nos dar condições. Outros clubes acabaram por ter deslocações diferentes. Isso retira brilho à competição, foge à realidade do que é a Taça, que visa promover o futebol e ter a festa. Os jogadores serão os que achar mais disponíveis. Passado cinco dias jogamos em Turim, na Champions. Vejam a diferença…”, concretizou.

A fechar, Jorge Jesus parabenizou os jogadores do Sporting, o país e o treinador Fernando Santos pelo apuramento da Selecção Portugal para o Mundial de 2018, não deixando de realçar que a paragem beneficia apenas quem está lesionado: “Afecta sempre porque estão fora do treino habitual. Vamos evoluindo colectivamente e individual no Clube, mas, ao estarem nas selecções, passam a estar noutros processos. É um pouco subjectivo. Se tiveres muitos lesionados, é bom. O Doumbia e o Fábio Coentrão estavam lesionados e só para eles é que pode ter sido benéfico. De resto, não nos beneficiou em nada”.