Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Que 2026 seja melhor ainda do que 2025, que foi fantástico"

Por Sporting CP
28 Dez, 2025

Técnico em conferência de imprensa após o último jogo do ano

Após o apito final, Rui Borges, treinador dos Leões, analisou a vitória clara sobre o Rio Ave FC (4-0), em conferência de imprensa, no Estádio José Alvalade.

A produção ofensiva da equipa
“Espero que os motive a ser cada vez melhores, sem ficar contentes com o que temos conseguido no processo ofensivo. Acima de tudo, manter esta ambição de ser sempre melhores. Valorizo, também, que foi mais um jogo sem sofrer golos. Que 2026 seja melhor ainda do que 2025, que foi um ano fantástico.”

Futebol exibido pelos Leões merecia melhor classificação?
“Merecer é subjectivo. O melhor é o FC Porto porque vai em primeiro, jamais se lhe pode tirar esse mérito. Agradeço as palavras do treinador do Rio Ave FC [considerou que o Sporting CP joga o melhor futebol em Portugal], é sinal de respeito e de reconhecimento da nossa qualidade. Mas claro que nem sempre vamos estar tão bem. Hoje tivemos uma primeira parte mais ‘adormecida’ e uma segunda mais ao nosso nível. Faz parte e é natural, porque do outro lado está outra equipa com as suas qualidades.”

Experiência retirada da época passada para lidar com várias ausências
“Sempre fui assim, não me lamento e agradeço todos os dias por poder estar aqui a fazer o que mais amo. Olho para o meu dia-a-dia de forma muito positiva. No ano passado tivemos dez [ausências em simultâneo], agora oito. O Fotis e o Maxi jogaram doentes, não treinaram, o Edu acordou com sintomas, na primeira parte sentiu-o, mas depois fez uma segunda parte de selecção nacional. Confio e acredito em todos. Este ano é uma nova época, um plantel diferente e dentro das nossas ideias arranjamos soluções, e eles dão resposta.”

A exibição de Luis Suárez
“Tem feito um grande início de época, e não tem que ver só com o hat-trick de hoje. Desde o início é evidente a ligação que tem com a equipa. Está a cumprir as expectativas de quando o contratamos. Não tenho dúvidas de que vai marcar a era dele. Tem percebido o que tem de fazer para ajudar a equipa e, depois, a equipa ajuda-o a ele.”

A resposta de Maxi Araújo a jogar mais subido no terreno
“Tem dado resposta, não só neste jogo. Acho que leva quatro golos e uma assistência. Na selecção joga a extremo, de forma diferente, mas joga. Adaptou-se muito bem à dinâmica da equipa e dá-nos coisas fantásticas, por isso é que tem golos. Dá um ataque à profundidade, por exemplo, que o ‘Pote’ não dá tantas vezes. (…) É um jogador com um compromisso e energia fora do normal e personifica os valores Sporting CP, tanto em qualidade como em atitude. Não me surpreende nada.”

Corrida a dois na Liga após o empate do SL Benfica em Braga?
“Eu quero ser primeiro, não quero ser terceiro, por isso olho para o primeiro e sei que, agora, levo dois pontos [de atraso] e temos de fazer a nossa parte para lá chegar. Não olho para o terceiro classificado, olho para o primeiro. A segunda volta tem muitos jogos, ainda vai correr muita água, mas temos de fazer a nossa parte.”

Eduardo Quaresma deve ir ao Mundial?
“O seleccionador é que tem de decidir, mas claramente que pelo que tem feito é claramente jogador de selecção nacional. Tem aproveitado a ausência do Diomande e do Zeno [Debast], soube esperar, mas acreditamos muito nele e tem feito belíssimos jogos. Feliz por ele e que continue assim. Tem crescido muito, mesmo no seu dia-a-dia, está mais maduro e rigoroso.”

Mês de Janeiro recheado de jogos é decisivo?
“É o calendário. Janeiro ainda vai ser mais bravo do que Dezembro. Vamos disputar a Taça da Liga e os jogadores querem disputar uma final outra vez. Eles querem é jogar, para mim é mais difícil, porque não conseguimos descansar alguns tanto como gostaríamos, mas temos de lidar com isso. Olho para um jogo de cada vez, mas acho que o mês de Janeiro não vai ditar nada no desfecho do Campeonato. Há muito jogo ainda para correr.”

Sporting CP tornou-se a equipa que mais vezes orientou em termos de jogos (56)
“É sempre especial. Estou num grande clube, onde fui Campeão Nacional, ganhei a Taça de Portugal e onde sou muito feliz. E que faça muitos mais, sinto-me feliz.”

A aposta nos jovens da formação
“Todos estão preparados para dar resposta. O Flávio dá-nos coisas muito próprias, o Blopa também, e são jogadores que têm estado mais connosco face às ausências, mas há muitos mais na equipa B que podem ser chamados. A equipa B está a fazer um belíssimo campeonato e têm de manter-se humildes para ter mais oportunidades. Acreditamos que no futuro serão importantes no Sporting CP.”