Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Adeus a um 2025 inesquecível abrilhantado com goleada em Alvalade

Por Sporting CP
28 Dez, 2025

Suárez (hat-trick) foi a estrela que guiou os Leões frente ao Rio Ave FC (4-0)

Para fechar o ano de 2025 da melhor maneira, a equipa principal de futebol do Sporting CP voltou ao Estádio José Alvalade, este domingo à noite, para vencer o Rio Ave FC por 4-0, em jogo da 16.ª jornada da Liga.

Luis Suárez, em noite de sonho, apontou o seu primeiro hat-trick de Leão ao peito e ainda assistiu para o outro de Maxi Araújo. Antes da passagem de ano, os Bicampeões Nacionais brindaram os Sportinguistas que encheram o Estádio José Alvalade (47032 espectadores) com mais uma noite em grande, a quarta vitória consecutiva e a oitava em casa – o melhor registo em todo o ano civil que agora finda. Assim, os Bicampeões Nacionais (41 pontos) não desarmam no encalço do líder FC Porto (43 com um jogo em falta) e aumentaram para cinco os pontos de distância para o SL Benfica (36), que empatou em Braga.

Em Alvalade, para ultrapassar um Rio Ave FC especialmente duro como visitante – fora de casa conseguiu 11 dos seus 17 pontos e sofrera apenas uma vitória - Rui Borges só fez uma alteração (forçada) na fórmula inicial Leonina que tinha levado ao triunfo em casa do Vitória SC (1-4): Georgios Vagiannidis foi o dono da lateral direita na ausência do suspenso Iván Fresneda (cumpriu ciclo de amarelos).

E o Sporting CP não tardou em ir para cima do bloco médio/baixo dos vilacondenses montado pelo grego Sotiris Sylaidopoulos. Logo no primeiro minuto, Luis Suárez rodou na área e atirou ao lado e, cerca de dez minutos depois, um remate cruzado de Maxi Araújo obrigou Cezary Miszta a ir à relva para a primeira defesa.

No entanto, foi preciso esperar mais para que os Leões conseguissem verdadeiramente assentar o seu jogo perante um Rio Ave FC (décimo classificado) até então inofensivo, embora sempre à espreita do contra-ataque e muito organizado defensivamente. Ainda assim, antes da meia hora, mais duas oportunidades: Suárez, com um belo cabeceamento, fez a bola passar perto da barra e, depois, uma ‘mancha’ de Miszta negou o golo a um Ricardo Mangas em esforço.

Apesar da superioridade, não estava fácil desbloquear o jogo em Alvalade, mas uma bola parada executada na perfeição abriu o caminho aos 33 minutos. A cruzamento de Maxi num canto, João Simões elevou-se para fazer o primeiro desvio ao primeiro poste e, ao segundo, o goleador Suárez apareceu triunfal para a emenda decisiva e levou o Sporting CP a vencer para o intervalo.

Para o reatamento do encontro, os Bicampeões Nacionais trouxeram a mesma vontade de dominar com bola, porém com as mesmas dificuldades para encontrar espaço por dentro, até que um passe picado de Luis Suárez – em noite de sonho - mudou isso. A bola sobrevoou a defesa rioavista e Maxi Araújo, que saiu ‘disparado’ para a cara do golo, teve a frieza para driblar Miszta antes de assinar o 2-0 – quarto golo do uruguaio nos seus últimos quatro jogos.

Foi a partir daqui que se abriram as ‘comportas’ para mais uma avalanche ofensiva verde e branca que acabou em goleada. Antes disso, Suárez teve um perigoso remate interceptado e, a seguir, Miszta foi rápido a tapar os caminhos da baliza perante Ioannidis, mas nada pôde fazer, a seguir, no minuto frenético em que os golos apareceram - e em dose-dupla.

Aos 60’, Francisco Trincão cobrou um canto para o segundo poste e Suárez correspondeu certeiro de cabeça e logo de seguida, aos 61’,  voltou a cantar-se o nome do colombiano nas bancadas, porque o camisola 97 recolheu a recarga a um remate de Trincão e só teve de encostar para o golo que fixou o 4-0 e o seu primeiro hat-trick de verde e branco – leva 18 golos na sua época de estreia no Sporting CP, 14 só na Liga, onde volta a estar no topo da lista dos melhores marcadores, em igualdade com Vangelis Pavlidis (SL Benfica).

Os Leões cheiraram ‘sangue’ e atacaram sem piedade para deixar tudo resolvido de repente e, de imediato, Rui Borges procedeu a várias mudanças a partir do banco para gerir a partida. Gonçalo Inácio, Hjulmand, Simões e Maxi deram os lugares a Matheus Reis, Giorgi Kochorashvili, Hidemasa Morita e Alisson Santos e, mais tarde, Flávio Gonçalves substituiu Ioannidis.

Até ao fim, as aproximações mais significativas continuaram a pertencer ao Sporting CP, que rubricou mais um jogo de sentido único em casa. Como visitante, a equipa de Vila do Conde apenas tinha sido derrotada em Moreira de Cónegos e, agora, em Alvalade, onde os Bicampeões Nacionais não sofrem golos há precisamente dois meses, ou seja, pelo sexto jogo consecutivo.

Para os Leões de Rui Borges, que já somam 12 jornadas consecutivas sem perder, segue-se uma deslocação a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente FC a abrir o novo ano. O jogo está marcado para a próxima sexta-feira, dia 2 de Janeiro de 2026, às 18h45.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio (Matheus Reis, 68’), Ricardo Mangas, Morten Hjulmand [C] (Giorgi Kochorashvili, 64’), João Simões (Hidemasa Morita, 64’), Maxi Araújo (Alisson Santos, 64’), Francisco Trincão, Fotis Ioannidis (Flávio Gonçalves, 77’), Luis Suárez