Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Mais perto da liderança

Por Jornal Sporting
26 Nov, 2017

Sporting CP impôs primeira derrota do Paços de Ferreira (2-1) em casa e ficou a dois pontos do FC Porto

O Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, continua a ‘fazer suar’ os ‘grandes’ da Liga NOS. Basta olhar para a estatística desta época (2017/2018), antes da presente jornada (12.ª), para perceber a competência dos ‘castores’ em casa: três vitórias (V. Setúbal, Moreirense e Estoril) e três empates (Desp. Aves, Vit. Guimarães e Rio Ave) são um ‘cartão-de-visita’ suficientemente representativo para o 12.º classificado. Nesse sentido, o Sporting CP tornou-se, esta noite (26 de Novembro), a primeira equipa a contrariar os números pacenses, vencendo por 2-1 com golos de Battaglia (20’) e Gelson Martins (75’).

Comparativamente com o onze que iniciou o encontro frente ao Olympiacos (quarta-feira, 22 de Novembro), Jorge Jesus alterou apenas duas peças do ‘xadrez’ – entradas de Coates e Acuña para as saídas de André Pinto e Bruno César, respectivamente. Do outro lado, Petit, à sua imagem, montou um sistema bem composto nos momentos sem bola, com três linhas defensivas, procurando depois explorar o contra-ataque através da rapidez dos dois avançados: Mabil e Whelton. E foi mesmo Mabil quem colocou Rui Patrício ‘em sentido’ logo aos seis minutos, provando que iria dar fortes ‘dores de cabeça’ à organização leonina. Na construção, o Sporting CP foi revelando pouca rapidez de processos, canalizando quase sempre o jogo para o corredor esquerdo, onde Fábio Coentrão nem sempre tinha linhas de passe para desenvolver as jogadas. Foi através de um mau alívio do Paços (8’) que os verdes brancos remataram à baliza contrária pela primeira vez, sendo que Gelson poderia ter feito bem melhor. Instantes depois, Coentrão encontrou Bas Dost no ‘coração da área’, mas o remate saiu sem força para as mãos de Mário Felgueiras.

As dificuldades do Sporting CP em jogar entre-linhas faziam prever que o golo poderia aparecer numa situação de bola parada. Concretizou-se. O canto cobrado por Bruno Fernandes do lado direito levou uma ‘penteadela’ de William Carvalho, que encontrou Coates posicionado ao segundo poste – o defesa falhou à boca da baliza, tendo sido Battaglia a empurrar, mais ou menos aos trambolhões, a bola para o fundo das redes (30’). Houve um compasso de espera para o recurso ao VAR e só depois de comprovada a legalidade do lance, Tiago Martins apontou para o centro do campo. Até ao intervalo, destaque para o corte in extremis de Mathieu, numa tentativa de Whelton (33’) já nas ‘barbas’ do guarda-redes dos leões.

O Sporting CP entrou para a etapa complementar mais seguro na circulação, não deixando o Paços de Ferreira ganhar tantas vezes o meio-campo. Apesar dos vários pontapés de canto conquistados pelos ‘castores’, não adicionaram nenhum lance de perigo aos ‘highlights’ da partida. Quem o fez foi Bruno Fernandes, através de um remate que embateu com estrondo no poste – ficou na retina a capacidade de Battaglia (poucas vezes utlizada no primeiro tempo) de levar a equipa para a frente. A nível de postes, os orientados de Petit ficaram ‘quites’ quando Mabil fez o mesmo na sequência de um canto (71’). Na resposta, mesmo junto aos incansáveis Sportinguistas que se deslocaram até à Mata Real, Gelson fez o 2-0 (75’), bem servido por Fábio Coentrão, inteligente no momento do cruzamento atrasado.

O desafio não terminou sem o Paços reduzir a desvantagem, em cima do último minuto – Marco Baixinho respondeu assertivamente ao 10.º (!) canto conquistado. Com este triunfo, os verdes e brancos aproximaram-se da liderança, ficando a apenas dois pontos do FC Porto (32/30) numa jornada que antecede o ‘clássico’ no Estádio do Dragão entre dragões e encarnados. O Sporting CP recebe o Belenenses também na próxima sexta-feira (1 de Dezembro) às 18h.