Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Alergia aos ares do Sul

Por Jornal Sporting
07 Out, 2018

Exibição desinspirada do Sporting CP no Estádio Municipal de Portimão resulta numa derrota por 4-2 à sétima jornada da Liga NOS

A sétima jornada da Liga NOS, que opôs Sporting CP e Portimonense, no Estádio Municipal de Portimão, colocou a nu os pontos fracos da equipa de José Peseiro – essencialmente na primeira parte -, que foram aproveitados por um adversário que soube sempre apresentar um futebol apoiado, pelos pés dos seus criativos – destaque para o ‘endiabrado’ Nakajima, cujo ‘bis’ assinalado coroou uma das melhores exibições individuais do campeonato até ao momento. Os golos de Fredy Montero, aos 63’ (2-1), e Sebastián Coates, aos 88’ (3-2), são as provas da reacção dos verdes e brancos na etapa complementar (“mais com o coração do que com o cabeça”, tal como explicou o técnico leonino), mas que não evitaram a derrota por 4-2 (Manafá, aos 30’, e João Carlos, aos 90+3’, também marcaram para o conjunto de António Folha). Salin, que sofreu uma concussão cerebral durante a partida, realizou exames no hospital, mas viajará com o Sporting CP para Lisboa, conforme informação transmitida pela comunicação do Clube de Alvalade.

Do lado dos visitantes, as duas oportunidades assinaláveis junto da baliza de Leo surgiram na sequência de bolas paradas. Primeiro por Bruno Fernandes (16’), ousado na cobrança de um canto à maneira curta descaído para o lado esquerdo do ataque, tendo visto o esférico passar muito perto do poste; depois, foi a vez do aniversariante Sebastián Coates pentear ligeiramente demais a assistência do capitão leonino na ausência de Nani do 11 titular (37’), em nova falta cobrada a poucos metros da entrada da área. Contudo, na altura deste segundo lance, o Sporting CP já perdia por 1-0. O culpado era Manafá (30’). Ainda que Coates tenha ficado mal ‘na fotografia’, viu-se sem a cobertura de Ristovski ou Gudelj, portanto numa posição de 1x1 em zona perigosa.

O Portimonense revelou debilidades no sector defensivo, pouco exploradas por um Sporting CP com dificuldades em construir a partir de trás ou em entrar no bloco contrário. No jogo directo ou exterior, mais utilizado pelos leões, perdeu-se o ‘pozinho mágico’ de Bruno Fernandes, muitas vezes de costas para a baliza, para dar apoio frontal aos companheiros. Quando chamado a essa acção, Montero resolveu bem – até porque não tem sabido jogar mal -, só que faltaram dinâmicas ofensivas ao ataque. Em cima do intervalo, o pior que podia acontecer, aconteceu. Nakajima fez o 2-0 à ‘lei da bomba’, colocando a fasquia elevada para a resposta dos verdes e brancos no que faltava disputar.

A segunda parte começou com Bruno Fernandes na posição em que tem de aparecer mais, ou seja, na carreira de tiro, deixando um vislumbre (porque faltou direcção) da sua excelente meia distância (51’). Minutos depois, apareceu a oportunidade de Jovane Cabral, servido por Bruno Fernandes, só que o remate do jovem, à boca da baliza, saiu muito por cima (60’). As ameaças efectivaram-se aos minuto 63’, num momento de ‘raiva’ de Marcos Acuña, que correu meio campo, combinou com Nani e viu o 17, lançado ao intervalo para o lugar do lesionado Raphinha, aproveitar os ressaltos do seu cruzamento e oferecer, de bandeja, o golo ao colombiano. O melhor período do Sporting CP quase resultou na chegada à igualdade, só que a mancha de Leo saiu melhor do que o remate de Gudelj no um contra um (69’).

A partir daí, o balanceamento dos leões no ataque abriu espaços que o Portimonense explorou sem nunca se 'aventurar' no chuto para a frente. Jackson e Tabata estiveram próximos de aumentar a vantagem, que Nakajima alcançou aos 82’, na ressaca de um pontapé de canto. Nani, o mais esclarecido dos verdes e brancos em campo, somou nova assistência, desta feita para a cabeça de Sebastián Coates (88’), que já havia subido para a posição de ponta-de-lança, só que novo contra-ataque adversário apanhou toda a equipa leonina em contrapé, tendo João Carlos fechado o resultado final nos 4-2 (90+3’).

Vem aí uma paragem de duas semanas para os compromissos internacionais, por isso o Sporting CP só volta a entrar em acção no Campeonato Nacional a 28 de Outubro (domingo, 20h), contra o Boavista, no Estádio José Alvalade.