Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão, Mário Vasa e Pedro Zenkl

Leão dominador em vantagem na Europa

Por Sporting CP
20 Fev, 2020

Sporting CP bate İstanbul Başakşehir FK por 3-1

O Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o İstanbul Başakşehir FK por 3-1 na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Num desafio em que o emblema verde e branco foi muito superior, Sebastián Coates, Andraž Šporar e Luciano Vietto foram os autores dos golos caseiros.

Ao contrário do que aconteceu em Vila do Conde, o jogo não podia ter começado de melhor forma para o Sporting CP, que chegou ao 1-0 logo no terceiro minuto. Num canto batido por Acuña, Sebastián Coates apareceu no coração da área e rematou para o fundo das redes. Foi a primeira explosão de alegria da tarde no Estádio José Alvalade numa fase bem precoce do desafio contra os turcos.

Podia-se esperar uma reacção do İstanbul Başakşehir FK após o golo verde e branco, mas a verdade é que foi o Sporting CP a continuar a carregar. Aos 4 minutos, Šporar tentou servir Vietto e Bolasie, mas nenhum dos dois conseguiu o remate. Logo a seguir foi o próprio Šporar, assistido na perfeição por Jovane Cabral, a atirar ao lado depois de dominar muito bem com o peito. À passagem do quarto de hora de jogo, o Sporting CP voltou a criar perigo quando Bolasie desmarcou Jovane Cabral e este último rematou para defesa de Mert Günok, guarda-redes dos turcos - que foi, diga-se, a principal figura do İstanbul Başakşehir FK na primeira metade. Mert Günok foi colocado à prova mais uma vez no pontapé de canto que se seguiu, negando o 2-0 a Battaglia.

Aos 21 minutos foi a vez de Vietto tentar o golo com um belo remate, mas o guardião adversário voltou a responder ‘presente’. O Sporting CP continuava a ser a única equipa em campo à procura do golo e Jovane Cabral colocou mesmo mais uma bola no fundo da baliza visitante (rematando depois de Šporar acertar em cheio no poste), mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.

O segundo tento do Sporting CP chegou, finalmente, aos 44 minutos - e já depois de novas oportunidades de Bolasie e Vietto. Stefan Ristovski apareceu na direita, cruzou para uma zona de perigo e Šporar, com uma finalização bastante precisa, não deu hipóteses a Mert Günok. Primeiro golo do esloveno com a camisola listada verde e branca, para grande festa em Alvalade, e o sexto na actual edição da Liga Europa.

Ao intervalo, 2-0 para o Sporting CP, que dominou por completo os 45 minutos iniciais. De acordo com as estatísticas oficiais da UEFA, o conjunto de Silas tinha 12 remates (seis à baliza, três para fora e três interceptados) na primeira parte contra zero (!) do İstanbul Başakşehir FK.

A segunda parte não foi tão intensa como a primeira, mas também começou bem para os Leões. Aos 51 minutos, um contra-ataque terminou com Bolasie a servir Vietto e com o argentino a enganar o guarda-redes com grande classe. 3-0 e ainda mais segurança e conforto para o Sporting CP.

A primeira chance criada pelos turcos aconteceu cerca de dez minutos depois, quando Edin Višća atirou e Luís Maximiano respondeu com uma excelente intervenção. Edin Višća marcaria mesmo aos 77 minutos através da conversão de um pontapé de penálti assinalado pouco antes, quando o árbitro considerou que Luís Neto cometeu falta.

O 3-1 não viria a sofrer mais alterações, ainda que o Sporting CP tenha ficado perto de voltar a marcar. Aos 84 minutos, um fenomenal remate de Bolasie só não resultou num golo do outro mundo porque a bola embateu na barra. Já em tempo de compensação, o recém-entrado Gonzalo Plata atirou de longe, mas o guardião Mert Günok foi o autor de mais uma intervenção de qualidade.

Em vantagem na eliminatória por 3-1, o Sporting CP desloca-se à Turquia na próxima semana. Pelo meio, o emblema de Alvalade recebe o Boavista FC para a Liga NOS.

Sporting CP: Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Sebastián Coates (C), Luís Neto, Marcos Acuña, Rodrigo Battaglia, Wendel, Luciano Vietto, Yannick Bolasie (Gonzalo Plata, 89’), Jovane Cabral (Idrissa Doumbia, 81’) e Andraž Šporar (Pedro Mendes, 70’).