Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

"Estamos a treinar à espera de ser chamados a qualquer momento

Por Sporting CP
01 Abr, 2020

Gonçalo Álvaro assegurou que os Leões estão a trabalhar de forma intensa

Em entrevista à Sporting TV, Gonçalo Álvaro, preparador físico da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, abordou o actual momento vivido com a pandemia de COVID-19. O membro da equipa técnica de Rúben Amorim admitiu que "é uma situação que ninguém esperava", mas revelou que o grupo tem trabalhado para regressar ao activo assim que possível.

"É uma situação única na nossa história e apanhou-nos desprevenidos. Não saber quando vamos voltar à competição ou, sequer, aos treinos no terreno deixa-nos aquém de estabelecer objectivos concretos. Prescrevemos exercícios para que os atletas mantenham a forma para caso sejam chamados daqui a uma semana, duas semanas ou um mês, apresentem níveis físicos razoáveis e não tenham perdido muito em relação ao que queríamos", começou por dizendo, passando depois a explicar o que foi feito ainda antes da quarentena do plantel.

"Quando começaram a aparecer as questões de saúde pública, a unidade de performance reuniu de imediato. O nosso director clínico João Pedro Araújo teve a responsabilidade de nos dar as guidelines em relação ao que se passa. Em equipa, organizámos um treino para diminuir ao máximo os efeitos negativos que esta paragem poderia trazer aos atletas", referiu.

Questionado sobre os treinos que a equipa está a realizar, Gonçalo Álvaro descreveu o dia-a-dia de trabalho de todo o grupo. "Temos um microciclo organizado de segunda a sábado. Fazemos treinos de manhã, online, em que estamos todos na presença uns dos outros. Treinamos em grupo e fazemos uma sessão todos juntos. Temos ainda o trabalho compensatório enviado por nós. (...) Quando chegam à sala [de videoconferência], eles têm o momento social deles. A equipa continua e é preciso manter o contacto entre as pessoas. Depois desse período social, o treino começa com organização e disciplina. O treino é aplicado e respeitado, naturalmente. No fim da sessão, os jogadores voltam à parte mais social e de espírito de grupo, que é tão fundamental neste período", frisou, acrescentando ainda que há "a preocupação do desenvolvimento dos mais jovens, que ainda não atingiram patamares iguais aos mais velhos". "Temos trabalho específico para eles de forma a continuarem o percurso de alta competição e não estagnarem com esta paragem", adiconou.

Em relação ao momento em que os treinos no relvado vão voltar a ser uma realidade, não sendo ainda conhecida essa data, o preparador físico admitiu que vai ser necessário algum tempode trabalho no relvado porque há exercícios impossíveis de realizar em casa: "Existem muitas componentes no futebol. Em casa, não estamos a treinar a componente de grupo, como por exemplo as estratégias tácticas. A nossa principal preocupação é manter o sistema central apto. Depois, na relva, há que fazer o trabalho táctico e ainda uma posição muito específica no futebol, que é o número de acelerações e desacelerações a que o atleta é sujeito. Isto tem muito a ver com as mudanças de direcção, com as travagens, com o bater na bola, com o roubar a bola. Não é possível reproduzir isto em casa, naturalmente, e eles precisam de ter um estímulo no terreno semelhante ao do jogo. Preocupamo-nos com todas as características físicas, mas vamos precisar de uma adaptação quando regressarmos aos treinos no relvado."

Gonçalo Álvaro lembrou também que os "atletas são pessoas normais" e que, tal como a população em geral, "não sabe quando vai poder sair de casa", mas que o trabalho tem sido feito de forma a assegurar uma boa resposta quando os treinos presenciais regressarem. "O nosso foco é permanecer ligados. Ainda não desligámos o modo competitivo para esta época. Os atletas sabem que estão em casa, mas que preparamos diariamente o treino deles. Eles sabem que vão competir a qualquer momento e que não podemos falhar nesse período. São atletas profissionais e que mais gostam de fazer é competir e ganhar. Estamos a treinar à espera de ser chamados a qualquer momento. Não desligámos o chip da competição e estamos prontos", prometeu.

Por fim, Gonçalo Álvaro dirigiu-se aos Sócios e adeptos do Sporting CP. "Posso garantir a todos os Sportinguistas que temos pessoas muito competentes em várias áreas e que, com as reuniões que fizemos antes desta fase, organizámos o nosso plano para que estivéssemos sempre num estado de competição, ou seja, que não perdêssemos o foco e que minimizássemos o facto de estarmos em casa. O trabalho que está a ser feito é fantástico. Estamos preparados para voltar a trabalhar no terreno, para competir e para acabar este campeonato, se for o caso", finalizou.