Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Mário Vasa

Empate penalizador

Por Sporting CP
21 Jul, 2020

Leões estiveram sempre mais perto do golo do que o Vitória FC

O Sporting CP empatou esta terça-feira com o Vitória FC 0-0, em jogo da 33.ª jornada da Liga NOS.

Sabendo de antemão que, em caso de vitória, os Leões garantiriam o terceiro lugar da Liga NOS e o acesso directo à fase de grupos da Liga Europa da próxima época, Rúben Amorim promoveu três alterações no onze, desde logo com a entrada de Marcos Acuña, Francisco Geraldes e Tiago Tomás, este último para o lugar do lesionado Andraž Šporar.

No dia em que Sebastián Coates realizou o seu 200.º jogo de verde e branco – com direito a homenagem antes do apito inicial - o conjunto de Alvalade entrou com o pé direito na partida e criou perigo logo nos primeiros segundos através de Tiago Tomás, jovem que se estreou a titular e dispôs de uma oportunidade na cara do guarda-redes, mas a tentativa de chapéu saiu por cima da barra.

Frente a um Vitória FC que precisava de vencer para não perder gás na corrida pela permanência na Liga NOS, os comandados de Rúben Amorim não tiraram o pé do acelerador e, à passagem do minuto 11, Tiago Tomás apareceu novamente isolado na cara de Makaridze depois de uma jogada bem trabalhada por Francisco Geraldes. Apesar do perigo criado, o lance acabaria por ser anulado por fora de jogo.

A meio da primeira parte, o Vitória FC equilibrou a partida e começou a tentar sair com perigo para o ataque, mas sem sucesso. Apesar do maior controlo por parte dos Leões, as oportunidades claras de perigo escassearam até ao intervalo, com o marcador a manter-se inalterado.

No regresso dos balneários, com o Sporting CP a estrear a camisola alternativa para a próxima época, Rúben Amorim fez entrar Luciano Vietto para o lugar de Ristovski e o Sporting CP instalou-se desde cedo no meio campo adversário.     

A oportunidade mais flagrante dos Leões acabaria por chegar aos 67 minutos com Marcos Acuña, de fora de área, a encher o pé e a disparar um autêntico tiro na direcção da baliza. Makaridze defendeu com muitas dificuldades e apenas à segunda conseguiu afastar o perigo, impedindo o Sporting CP de se adiantar no marcador.

Nos últimos quinze minutos do encontro, já com Pedro Mendes e Joelson Fernandes em campo, a ânsia em chegar ao golo impediu que os Leões tivessem a assertividade necessária no último terço, condenando a equipa da casa ao nulo no marcador e reservando todas as decisões quanto à classificação final para o último jogo da Liga NOS.

Sporting CP: Luís Maximiano, Stefan Ristovski (45’, Luciano Vietto), Eduardo Quaresma, Sebastián Coates [C], Nuno Mendes (77’, Pedro Mendes), Matheus Nunes (62’, Joelson Fernandes), Francisco Geraldes, Marcus Wendel, Marcos Acuña, Gonzalo Plata e Tiago Tomás