Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
23 Nov, 2020

Sporting CP bate SG Sacavenense por 1-7

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi esta segunda-feira ao Estádio Nacional vencer o SG Sacavenense por 1-7 na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Num jogo que ficou resolvido na primeira metade (ao intervalo já o marcador apontava 0-3), os Leões triunfaram com tranquilidade com golos de Sebastián Coates (dois), Pedro Marques (dois), Nuno Santos, Jovane Cabral e Gonçalo Inácio.

Com o equipamento Stromp pela primeira vez em 2020/2021, o Sporting CP entrou em campo com Luís Maximiano e Cristián Borja, que somaram os primeiros minutos da temporada. Vitorino Antunes e Gonçalo Inácio estrearam-se como titulares e, numa noite fria no Jamor, a primeira parte foi de sentido único, com o marcador a ser inaugurado logo ao terceiro minuto.

A responder a uma tremenda assistência de Jovane Cabral, Nuno Santos finalizou de forma certeira com o pé esquerdo e fez o 0-1 - foi o quarto golo do Leão esta época. Cerca de dez minutos depois, Jovane Cabral voltou a servir Nuno Santos, mas desta vez o remate do extremo acertou em cheio no poste do SG Sacavenense. Pouco depois, e na sequência de um lance confuso, João Mário rematou para boa defesa do guarda-redes Tiago Mota.

Aos 26 minutos, o Sporting CP chegou ao 0-2. Livre directo batido por João Mário e a bola sobrou para Nuno Santos. O camisola 11 cruzou para o coração da área e o capitão Sebastián Coates, de cabeça, facturou pela segunda vez em 2020/2021.

Cinco minutos volvidos e o árbitro Hélder Malheiro assinou pontapé de penálti a favor do Sporting CP depois de falta sofrida por Andraž Šporar. Na conversão, Jovane Cabral não deu hipótese a Tiago Mota e adicionou mais um golo verde e branco ao marcador. Foi o terceiro do jovem Leonino na temporada.

Até ao intervalo, destaque para a oportunidade de Andraž Šporar (34 minutos) e para o cabeceamento de Matheus Nunes (35 minutos) para as mãos do guardião do SG Sacavenense. Em cima do final da metade inicial, Nuno Santos voltou a marcar, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo. Seria um tento a fechar uma jogada de grande nível do Sporting CP.

Já com Daniel Bragança em campo (entrou para o lugar de Antunes), a segunda parte começou como a primeira: com um golo da equipa de Rúben Amorim nos minutos iniciais. Na segunda bola após um pontapé de canto, Nuno Santos decidiu recriar o 0-2 e assistir Sebastián Coates, que, novamente, de cabeça, fez o 0-4. Foi o segundo golo do uruguaio no desafio.

Aos 52 minutos, Matheus Nunes esteve perto de mais um golo do Sporting CP, mas foi o SG Sacavenense a apontar o tento de honra logo a seguir graças ao remate de Iaquinta (1-4). A toada, contudo, não sofreu alterações e foi o emblema de Alvalade a continuar por cima.

Sucederam-se, por isso, novas oportunidades claras de golo. Jovane Cabral teve força a mais no passe para Nuno Santos quando este estava em grande posição, João Mário, de cabeça, ficou muito perto do 1-5 e Bruno Tabata, que substituiu Jovane Cabral perto da hora de jogo, também não esteve nada longe. Tudo isto em poucos minutos.

Aos 67 minutos, Gonçalo Inácio rematou de cabeça e a bola embateu na trave e, nos instantes que se seguiram, o guarda-redes Tiago Mota impediu dois golos a Nuno Santos e Tabata. Por esta altura, já o 1-4 era um resultado que pecava por escasso tendo em conta o número de oportunidades do Sporting CP. A cerca de 20 minutos do final, João Palhinha (que representou o SG Sacavenense nos escalões de formação e foi homenageado antes do apito inicial) e Pedro Marques entraram para os lugares de Nuno Santos e Andraž Šporar.

Até ao final, o encontro não contou com muitas situações de perigo e o SG Sacavenense até deu um ar de sua graça ao testar Luís Maximiano. Ainda assim, o guardião Sportinguista mostrou-se sempre atento e impediu novo golo dos visitados. Quem voltou a marcar foi o Sporting CP: cruzamento de Matheus Nunes na direita e Pedro Marques, de cabeça, dilatou ainda mais o resultado aos 86 minutos. Foi o primeiro golo do avançado de 22 anos ao serviço da equipa principal verde e branca - no seu segundo jogo, depois de se ter estreado em 2018/2019.

Pedro Marques voltou a ter uma oportunidade pouco depois, no último minuto do tempo regulamentar, e voltou a marcar. No sítio certo e à hora certa depois de um cruzamento de Tabata, o português aproveitou um corte mal conseguido da defesa adversária para finalizar mais uma vez com sucesso. Quem também se estreou a marcar pela equipa principal foi Gonçalo Inácio. No último lance da noite, aos 90+3 minutos, o defesa respondeu ao livre batido por Tabata com um cabeceamento para o fundo das redes, fechando o resultado em 1-7.

O Sporting CP seguiu assim em frente na Taça de Portugal e volta a jogar no próximo sábado, 28 de Novembro, ao receber o Moreirense FC no Estádio José Alvalade para a oitava jornada da Liga NOS.

Sporting CP: Luís Maximiano [GR], Cristián Borja, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Vitorino Antunes (Daniel Bragança, 46'), Matheus Nunes, João Mário, Jovane Cabral (Bruno Tabata, 59'), Nuno Santos (João Palhinha, 72') e Andraž Šporar (Pedro Marques, 72').