Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Reviravolta e triunfo no clássico

Por Sporting CP
19 Jan, 2021

Sporting vence FC Porto (2-1) com dois golos de Jovane Cabral e está na final da Taça da Liga

A equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta terça-feira, o FC Porto por 2-1 no Estádio Municipal de Leiria e garantiu assim um lugar na final da Taça da Liga. Jovane Cabral marcou os dois golos Leoninos já nos minutos finais, consumando uma reviravolta que colocou o emblema de Alvalade no derradeiro desafio do próximo sábado em Leiria, onde se está a realizar a final four da competição.

Zouhair Feddal, Gonçalo Inácio e Vitorino Antunes foram as novidades no onze inicial, entrando para os lugares de, respectivamente, Cristián Borja, Eduardo Quaresma e Gonzalo Plata, todos titulares na recepção ao Rio Ave FC. O Sporting CP, apesar de ter entrado com a atitude habitual de pressionar alto e tentar estabelecer o seu jogo no meio-campo ofensivo, acabou por ter uma primeira parte em crescendo, tendo sido o FC Porto a entrar melhor.

Pedro Gonçalves, de livre directo, colocou a primeira bola perigosa na área azul e branca - Diogo Costa agarrou sem problemas, mas o aviso inaugural foi dado por Marko Grujic, que rematou ao lado da baliza Leonina. Pouco depois o mesmo jogador, de cabeça, atirou para defesa de Antonio Adán. Aos 16 minutos foi a vez de Zaidu falhar o alvo e enviar a bola para fora. Do outro lado, logo a seguir, Tiago Tomás esteve muito perto de servir Nuno santos em zona perigosa, mas sem sucesso.

O FC Porto continuava melhor e, aos 20 minutos, foi Corona a rematar por cima numa boa oportunidade para os dragões. Nos instantes que se seguiram, o Sporting CP foi conseguindo controlar o ímpeto inicial do rival e teve a primeira chance de inaugurar o marcador aos 34 minutos, quando Pedro Gonçalves, após excelente jogada em transição, rematou para fora. A bola não passou nada longe da baliza portista, mas o 0-0 prevaleceu. Depois, Nuno Santos também esteve perto do golo, mas o nulo teimava em não sofrer alterações.

Esse resultado esteve, contudo, bastante ameaçado a cinco minutos do intervalo, quando Marega acertou no poste do Sporting CP, mas as equipas recolheram mesmo aos balneários sem qualquer golo marcado. Por isso, continuava tudo em aberto e sem alterações para os 45 minutos finais.

A primeira ocasião do segundo tempo pertenceu ao FC Porto, que, por intermédio de Uribe, atirou por cima aos 47 minutos. Ainda assim, essa tentativa inicial não se pronunciou em domínio azul e branco; o duelo continuou equilibrado e muito jogado no meio-campo. Na resposta, Pedro Gonçalves, de longe, também rematou para fora e, mais tarde, Antunes atirou contra um adversário para canto.

Aos 68 minutos, o Sporting CP criou muito perigo de contra-ataque, com Pedro Gonçalves a servir Nuno Santos, que por sua vez atirou para defesa de Diogo Costa. Rúben Amorim começou a mexer na equipa, colocando Matheus Nunes para o lugar de João Mário, e os Leões voltaram a ficar muito perto de marcar quando Nuno Santos foi mais rápido que o guardião Diogo Costa e ficou em boa posição para atirar para o fundo das redes, mas Felipe Anderson apareceu na hora H e impediu que isso acontecesse.

Depois, já com Jovane Cabral em campo (entrou para o lugar de Tiago Tomás), o FC Porto chegou ao 0-1 num lance de muito azar para o Sporting CP em que Marega foi o autor do golo. Adán foi traído pela bola enrolada e, desta forma, o marcador inaugurado.

O Sporting CP partiu de imediato em busca do empate e da reviravolta, com Rùben Amorim a colocar Gonzalo Plata e Daniel Bragança nos postos de Antunes e João Palhinha, e foi recompensado aos 86 minutos. Depois de um livre directo batido para a área nortenha, a bola sobrou para Jovane Cabral, que, num remate em arco de fora da área, empatou o desafio. Grande golo do extremo oriundo da formação Sportinguista.

O jogo parecia estar encaminhado para o desempate por pontapés de penálti, mas o Sporting CP continuou a acreditar que era possível completar a reviravolta e assegurar a presença na final da Taça da Liga antes do último apito do árbitro. Assim foi: aos 90+4 minutos, Sebastián Coates colocou a bola em Pedro Gonçalves e este encontrou Jovane Cabral com espaço na esquerda. O extremo, perante Diogo Costa, aproveitou para 'bisar' e fazer o 2-1 para o Sporting CP. O golo, como seria de esperar, foi muito festejado por toda a equipa orientada por Rúben Amorim.

O encontro terminou de seguida e o Sporting CP vai, no sábado, defrontar o vencedor do SC Braga vs. SL Benfica, o jogo da outra meia-final.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Vitorino Antunes (Gonzalo Plata, 85'), João Palhinha (Daniel Bragança, 85'), João Mário (Matheus Nunes, 69'), Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Tiago Tomás (Jovane Cabral, 77').