Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

A Taça da Liga é nossa!

Por Sporting CP
23 Jan, 2021

Sporting CP vence SC Braga por 1-0 e conquista troféu pela terceira vez

O Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o SC Braga por 1-0, conquistando dessa forma a terceira Taça da Liga da sua história.

Com Nuno Mendes e Jovane Cabral de regresso ao onze titular, a equipa de Rúben Amorim percebeu desde cedo que não seria fácil jogar como gosta, com a bola no chão, devido à forte chuva que se fez sentir no Estádio Dr. Magalhães Pessoa e que transformou algumas zonas do relvado em autênticas piscinas.  

Como forma de contrariar o início de partida disputado quase sempre a meio-campo, com muita luta, duelos físicos e inúmeros passes a serem travados pelas poças de água, os Leões optaram diversas vezes por um jogo mais directo, ainda que sem conseguir criar ocasiões de golo dignas de registo na primeira meia hora, à semelhança do adversário.

Já com Rúben Amorim expulso por alegados protestos, a partida perdeu ritmo, mas ganhou emoção com o golo do Sporting CP. Lançado no ataque por Gonçalo Inácio, aos 41 minutos, Pedro Porro aproveitou uma desatenção da defesa bracarense para isolar-se na cara de Matheus e, com um remate de raiva, fez o primeiro da partida.

Logo a seguir, Pedro Gonçalves ficou perto do segundo, mas desta vez o guarda-redes do SC Braga conseguiu a defesa e impediu o dilatar da vantagem, naquele que foi o último lance de perigo de uma primeira parte marcada pelo equilíbrio entre ambas as formações e pelas escassas ocasiões de golo.

No regresso para o segundo tempo, Rúben Amorim promoveu a entrada de Nuno Santos por troca com Jovane Cabral, mas foram os minhotos a dar sinal mais nos instantes iniciais, algo expectável dado que a equipa de Carlos Carvalhal se encontrava em desvantagem no placard e precisava de marcar para reequilibrar as contas.

Apesar do maior poderio bracarense, o primeiro sinal de real perigo viria a pertencer novamente ao Sporting CP, já depois de estar cumprida uma hora de jogo, com o suspeito do costume Pedro Gonçalves a rematar forte para uma defesa apertada de Matheus, que não conseguiu melhor do que desviar para canto.

Aos 80 minutos, depois de o SC Braga já ter enviado uma bola à barra, o Sporting CP, que actuava com Matheus Nunes no miolo, ficou novamente muito perto do segundo, desta vez por intermédio do também recém-entrado Andraž Šporar, mas o remate do esloveno esbarrou em nova intervenção do cada vez mais decisivo Matheus.  

Nos minutos finais da partida, o SC Braga deu o tudo por tudo para chegar ao empate, mas a falta de discernimento e a excelente actuação da defensiva verde e branca não permitiu que o marcador sofresse qualquer alteração.

Feitas as contas, os Leões, que ainda viram Pedro Gonçalves ser expulso antes do apito final, foram os justos vencedores, numa partida em que se revelaram mais eficazes e exerceram a sua superioridade nos momentos críticos.   

Com esta conquista, o Sporting CP soma agora três vitórias nas últimas quatro edições da Taça da Liga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio (Luís Neto, 89’), Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, João Mário (Matheus Nunes, 68’), Nuno Mendes, Tiago Tomás (Andraž Šporar, 58’), Pedro Gonçalves e Jovane Cabral (Nuno Santos, 45’)