Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo nos Barreiros

Por Sporting CP
05 Fev, 2021

Sporting CP confirma melhor primeira volta de sempre com vitória sobre o CS Marítimo

A equipa principal do Sporting Clube de Portugal foi ao Funchal, esta sexta-feira, vencer o CS Marítimo por 0-2, em jogo da 17.ª jornada da Liga NOS, terminando dessa forma a primeira volta com a melhor pontuação de sempre.

Sem poder contar com João Mário e Nuno Mendes, ambos a contas com problemas físicos, e Luís Neto, castigado após ver o quinto amarelo frente ao SL Benfica, Rúben Amorim promoveu a estreia no onze do recém-chegado Paulinho, assim como os regressos de João Palhinha, Gonçalo Inácio e Antunes à titularidade.

No segundo jogo da época no Estádio dos Barreiros (desta vez com o relvado em melhores condições), recinto onde os Leões consentiram a única derrota interna em 2020/2021, a partida começou com claro ascendente verde e branco e a primeira ocasião surgiu ainda antes de estarem cumpridos quatro minutos, mas o remate de Antunes saiu ao lado.

A superioridade Leonina acabou por ser materializada pouco depois, aos nove minutos, com o primeiro golo do encontro. Após um incrível passe a rasgar de Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves isolou-se e ultrapassou, com recurso a uma ‘cueca’, o guarda-redes maritimista, ainda fora da grande área, atirando sem dificuldade para o fundo das redes.  

Em vantagem, o Sporting CP continuou a controlar o jogo a seu bel-prazer e chegava com relativa facilidade junto da baliza adversária, fosse através de ataque organizado ou jogo directo, criando ao mesmo tempo muitos problemas ao CS Marítimo, que não se conseguia libertar da pressão alta e apostava sempre nos passes longos, muitas vezes sem critério.

Até ao intervalo, apesar das várias oportunidades criadas pelo conjunto verde e branco, com destaque para dois lances finalizados por Pedro Porro e outro por Pedro Gonçalves, o marcador acabaria por não sofrer qualquer alteração, deixando todas as decisões reservadas para a segunda parte.

No regresso dos balneários, o Sporting CP deu continuidade à mesma toada e Paulinho criou o primeiro sinal de perigo logo nos segundos iniciais, obrigando o guarda-redes insular a uma intervenção muito apertada. Excelente movimento do avançado, que viria a sair pouco depois para dar lugar a Tiago Tomás, a ganhar espaço junto à pequena área e a colocar em apuros a retaguarda do CS Marítimo.

Sem surpresa, após uma boa jogada de entendimento, os Leões fizeram o segundo golo do jogo aos 57 minutos, com Pedro Gonçalves novamente em destaque. A partir do lado esquerdo do ataque, Antunes encontrou o melhor marcador da Liga NOS em boa posição e ofereceu-lhe o bis e o 14.º golo na presente edição da prova, concretizado com um remate cruzado de belo efeito.

Com o Sporting CP na frente por uma vantagem de dois golos, o CS Marítimo tentou subir no terreno e chegar com perigo à baliza de Adán, que terminou o encontro sem esboçar qualquer defesa, mas eram óbvias as dificuldades em penetrar o sistema defensivo Leonino. De referir que as únicas oportunidades até ao fim pertenceram ao Sporting CP, mais precisamente ao recém-entrado Bruno Tabata, Antunes e Pedro Gonçalves.

Ainda antes do apito final, nota de destaque para a entrada em campo de João Pereira, reforço que cumpriu o jogo número 150 de Leão ao peito após ter chegado a Alvalade nos últimos dias (é a terceira passagem pelo Clube).

Com este resultado, o Sporting CP termina a primeira volta da Liga NOS sem qualquer derrota e com 45 pontos, a melhor pontuação de sempre no formato actual da competição, aumentando para seis pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, Antunes (João Pereira, 87’), João Palhinha, Matheus Nunes (Daniel Bragança, 87’), Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Bruno Tabata, 77’) e Paulinho (Tiago Tomás, 66’)