Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Líder vence em Faro

Por Sporting CP
16 Abr, 2021

Sporting CP soma três pontos em casa do SC Farense

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta sexta-feira, a casa do SC Farense para vencer por 0-1 na 27.ª jornada da Liga NOS. O único golo da partida foi apontado por Pedro Gonçalves ainda na primeira parte.

Sem Rúben Amorim no banco de suplentes, mas presente no Estádio de São Luís, e com uma noite agradável em Faro, o Sporting CP entrou em campo com três novidades no onze inicial: Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Daniel Bragança ocuparam os lugares de Luís Neto, Zouhair Feddal e Tiago Tomás, que foram titulares na recepção ao FC Famalicão. Assim, o sistema táctico também mudou, com João Palhinha, João Mário e Daniel Bragança a integrarem o meio-campo, enquanto Pedro Gonçalves fez companhia a Paulinho no sector mais ofensivo.

O emblema de Alvalde, contudo, não conseguiu, como tem sido habitual, colocar em prática o seu jogo desde o minuto inicial. O SC Farense apresentou-se com a lição bem estudada e subiu as linhas, dificultando bastante a construção a partir de trás de que o Sporting CP tanto gosta. Depois de uns primeiros minutos algo confusos, a primeira tentativa pertenceu aos algarvios, quando Ryan Gauld rematou por cima, sem perigo. Na resposta, Pedro Gonçalves desmarcou João Mário na direita e este atirou cruzado, mas o guarda-redes Beto defendeu para canto.

Seguiu-se um cabeceamento de Jonatan Lucca, após uma bola parada - momento do jogo em que o SC Farense, como Rúben Amorim alertou na conferência de imprensa de antevisão, é forte -, para fora e, já perto da meia hora de jogo, o Sporting CP teve a sua melhor oportunidade até então, quando Pedro Gonçalves cruzou, Paulinho tocou e João Mário, de primeira e com o pé esquerdo, rematou forte contra as malhas laterais.

Após uma fantástica invervenção de Antonio Adán num lance que viria a ser anulado por fora-de-jogo, o Sporting CP teve uma ocasião claríssima. Nuno Mendes bateu um pontapé canto na perfeição e Sebastián Coates, completamente livre de marcação, cabeceou forte. Contudo, Beto apareceu para uma grande defesa, daquelas que valem pontos, para canto.

Insistente, o Sporting CP voltou a procurar a inauguração do marcador no lance seguinte e acabou por consegui-lo. Na segunda bola depois do pontapé de canto, Pedro Porro cruzou para a área, onde Paulinho tentou amortecer para um colega. A defesa do SC Farense tentou afastar o perigo, mas um erro fez com que a bola sobrasse para Pedro Gonçalves, que não perdoou. 0-1 e o 17.º tento do camisola 28 na Liga NOS, voltando a liderar isolado a tabela de melhores marcadores da competição.

Até ao intervalo, destaque para o cabeceamento de Pedro Henrique para fora, mas foi mesmo o Sporting CP a ir para os balneários na frente do resultado.

A emoção continuou para a segunda parte. Primeiro foi Eduardo Mancha, de cabeça, a dar trabalho a Adán e, aos 50 minutos, o Sporting CP voltou a ter uma grande chance de facturar. Num contra-ataque de três para dois, Pedro Gonçalves serviu Paulinho na direita e este tentou oferecer o golo a João Mário na esquerda, mas a bola acabou por sair para fora sem chegar ao médio. Na reacção, o SC Farense também criou perigo: Pedro Henrique surgiu em excelente posição e atirou para uma defesa inacreditável de Adán, que continuou a ser um grande muro para o ataque sulista.

O ritmo não parou nos minutos seguintes e foi Pedro Gonçalves, pouco depois, a rematar de longe para fora. Beto quis imitar Adán e, aos 57 minutos, impediu aquilo que parecia um golo certo depois de Paulinho concluir uma boa jogada colectiva com um remate na área. Mais uma tremenda intervenção do antigo guardião verde e branco, desta feita a negar o 0-2 aos visitantes. Sebastián Coates cabeceou, a seguir, para fora e as oportunidades de golo reduziram a partir daí.

A cerca de 25 minutos dos 90, Nuno Mendes rematou para fora depois de uma arrancada da esquerda para o meio e a equipa técnica do Sporting CP procedeu, curtos instantes mais tarde, à primeira alteração, tirando João Mário e colocando em campo Matheus Nunes. João Palhinha foi o seguinte a rematar, de longe, para fora e o SC Farense chegou a marcar a dez minutos do fim, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.

Entraram, depois, Nuno Santos e Tiago Tomás para os lugares de Daniel Bragança e Paulinho, respectivamente, mas foi o conjunto visitado a ficar perto de facturar, quando Mansilla, que entrou bem, rematou forte e Adán, novamente, apareceu para mais uma bela defesa. De contra-ataque, Nuno Mendes tentou servir Tiago Tomás, que estava bem posicionado, mas o passe não saiu nas melhores condições e, na baliza oposta, foi Fabrício Isidoro a rematar para fora com um desvio num elemento Leonino.

Até ao final, nenhuma das equipas conseguiu marcar e o jogo acabou mesmo com a vitória do Sporting CP por 0-1. Assim, o líder da Liga NOS consolida essa posição e tem agora, à condição, mais nove pontos do que o segundo classificado.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Pedro Porro, João Palhinha, João Mário (Matheus Nunes, 71'), Nuno Mendes, Daniel Bragança (Nuno Santos, 82'), Pedro Gonçalves e Paulinho (Tiago Tomás, 82').