Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Somos justos vencedores"

Por Sporting CP
16 Abr, 2021

Palavras no final do triunfo em Faro

No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal por 0-1 sobre o SC Farense, esta sexta-feira, Rúben Amorim respondeu às perguntas dos jornalistas na sala de imprensa do Estádio de São Luís e começou por valorizar o recorde de 27 jornadas consecutivas sem perder para a Liga.

"[É bom], principalmente quando se fala numa crise, bater um recorde histórico do Clube. Atingir essa marca e ultrapassar essa última equipa que tinha 26 jornadas [sem perder] é mérito dos jogadores. Muitos miúdos da formação, muito jovens. Soubemos sofrer quando tínhamos de sofrer. Fizemos o golo, não soubemos matar o jogo. Sofremos no fim e, como é normal, a ansiedade cresceu, mas penso que é justo. O SC Farense teve as suas oportunidades e nós também. Podíamos ter saído muito mais vezes com a bola com outra qualidade. Jogo dividido, bom jogo, mas somos justos vencedores", disse na conferência de imprensa.

Questionado sobre qual é "o maior desafio" que vai ter num futuro próximo, Rúben Amorim explicou que "é escolher o melhor onze para o jogo com o Belenenses SAD". "Esse é o único objectivo e não existe mais nada para nós. O foco está no Belenenses SAD, um jogo que vai ser, como todos, muito difícil. Vamos dar oportunidade a todos de se treinarem e de se mostrarem e vamos escolher os melhores jogadores para o jogo. Esse é o grande desafio da equipa técnica", garantiu.

Admitindo que, ao ver o jogo da bancada, fica "com mais ansiedade e nervosismo" por não poder "falar com os jogadores", o técnico explicou o que pretendeu com a alteração táctica que fez em comparação com a recepção ao FC Famalicão. "Sabíamos que o campo era curto e que íamos ter muitas segundas bolas. Queríamos mais gente no meio para ficar com a bola. Pelo facto de o SC Farense nos tirar alguma profundidade, tivemos um jogador extra [no meio-campo] em vez do Tiago Tomás para ter essa posse. Por vezes, conseguimos. Sempre que conseguimos ter posse mais tempo e variar o jogo conseguimos criar perigo. Tivemos fases em que, variando o centro do jogo, conseguimos criar espaço para jogar e foi essa ideia. Por vezes conseguimos, outras não. Vencemos e isso é o mais importante", destacou.

Sobre os minutos finais, Rúben Amorim lembrou que "aqui ou ali, a equipa demonstra inexperiência". "É normal, eles vão crescer. Não sei se teve a ver com a saída do João Mário, que estava a fazer um bom jogo, mas o jogo começou-se a partir. Depois, o SC Farense também nos pressionou e a ansiedade no fim é normal. Na quarta-feira vai voltar a haver ansiedade. Estamos preparados para isso e é para isso que trabalhamos", adicionou.

Por fim, o líder verde e branco voltou a reforçar que a sua equipa "é candidata a vencer o próximo jogo". "Fosse qual fosse o resultado [hoje], seríamos capazes de vencer o Belenenses SAD. Não vamos esconder que há uma ideia nos Sportinguistas, são muitos anos. Os adeptos têm de saber sofrer e pensar como a equipa: jogo a jogo. Só queremos ganhar ao Belenenses SAD e depois logo se vê", considerou Rúben Amorim.