Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Noite perfeita em Alvalade

Por Sporting CP
19 maio, 2021

Sporting CP goleia CS Marítimo (5-1) no fecho da Liga NOS

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou, esta quarta-feira, o CS Marítimo por 5-1 na 34.ª e última jornada da Liga NOS. E era impossível pedir mais: vitória expressiva, com Pedro Gonçalves a conseguir o troféu de melhor marcador do campeonato e com André Paulo e Tomás Silva a sagrarem-se Campeões Nacionais.

Para o derradeiro jogo de uma temporada memorável, o Sporting CP entrou em campo com algumas novidades. Luís Maximiano, Luís Neto, Vitorino Antunes e Jovane Cabral ocuparam os lugares de Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes e Nuno Santos, respectivamente, e Tiago Tomás, recuperado de lesão, voltou ao banco de suplentes. Depois de João Pereira o ter feito na jornada anterior, agora foi a vez de Antunes utilizar a braçadeira de capitão no braço esquerdo - algo que já tinha sido anunciado por Rúben Amorim.

Depois da entrada das equipas ter sido marcada pela presença dos troféus da Liga NOS e da Taça da Liga conquistados pelo Sporting CP em 2020/2021, a entrada verde e branca foi a todo o gás; logo no segundo minuto, Antunes disparou uma 'bomba' de fora da área que só foi travada pela barra do CS Marítimo. Pouco depois, aos sete minutos, chegou o 1-0. Numa bela jogada Sportinguista, Antunes lançou Jovane Cabral pela esquerda e este, por sua vez, serviu Pedro Gonçalves no coração da área. O camisola 28 finalizou com toda a tranquilidade e fez o seu 21.º golo na Liga NOS. O ímpeto Leonino não parou e, aos 12 minutos, foi Paulinho a falhar o alvo quando estava em boa posição.

Seguiram-se dois golos quase de rajada. O primeiro foi, novamente, por Pedro Gonçalves (que ficou, assim, a apenas um de se sagrar o melhor marcador da Liga NOS), na recarga a um primeiro pontapé de Daniel Bragança ao poste. O segundo, quando ainda se celebrava o anterior, surgiu no seguimento de um grave erro maritimista. Karo atrasou para o guarda-redes Charles, que falhou a recepção e deixou a bola entrar na própria baliza. Num ápice, 3-0 para o Sporting CP.

Num jogo típico entre duas equipas com a situação resolvida na Liga NOS - o Sporting CP já foi Campeão Nacional e o CS Marítimo já havia garantido a permanência -, com muito espaço e linhas subidas, Paulinho teve mais uma oportunidade para marcar no primeiro tempo, mas Charles defendeu. Do outro lado, os madeirenses até facturaram, mas o lance foi (bem) anulado por fora-de-jogo. Ao intervalo, 3-0 para os Leões num embate bastante desequilibrado.

Rúben Amorim lançou João Palhinha para a segunda parte, tirando Daniel Bragança, e o Sporting CP voltou a entrar com tudo, mas os remates de João Pereira, Pedro Gonçalves e Matheus Nunes saíram para fora. Aos 59 minutos, João Pereira saiu sob fortes aplausos - foi o último jogo da carreira de jogador do lateral-direito português - e entrou em campo Gonzalo Plata.

A meia hora do fim aconteceu mais um dos grandes momentos da noite. Assistido da melhor forma por Jovane Cabral, Pedro Gonçalves finalizou com um toque subtil e chegou ao hat-trick e aos 23 golos na Liga NOS, assegurando assim o título de melhor marcador da competição. Mais festa, mais abraços, mais aplausos e 4-0 no Estádio José Alvalade.

Pouco depois foi a vez de saírem Luís Maximiano e Matheus Nunes para as estreias do guarda-redes André Paulo e do médio Tomás Silva pela equipa principal. Assim, os dois jogadores sagraram-se, também, Campeões Nacionais 2020/2021.

Até ao final, destaque para mais um golo do Sporting CP: novo erro de Charles e a bola sobra para Gonzalo Plata, que aproveitou o adiantamento do guardião do CS Marítimo para ser o autor do 5-0. Logo a seguir, Tiago Tomás entrou para o posto de Paulinho. O CS Marítimo ainda reduziu perto do apito final, por intermédio de Beltrame, e as contas ficaram fechadas em 5-1.

Já depois do fogo de artifício lançado nas imediações do Estádio José Alvalade, a equipa festejou em campo o fecho da Liga NOS com uma grande exibição, um grande resultado e o facto de terem sido alcançados vários objectivos individuais. Por fim, João Pereira foi homenageado em pleno relvado pelo final de uma carreira de sucesso. Foi a conclusão perfeita para uma noite digna desse adjectivo.

Sporting CP: Luís Maximiano [GR] (André Paulo [GR], 66'), Luís Neto, Sebastián Coates, Matheus Reis, João Pereira (Gonzalo Plata, 59'), Matheus Nunes (Tomás Silva, 66'), Daniel Bragança (João Palhinha, 45'), Vitorino Antunes [C], Pedro Gonçalves, Jovane Cabral e Paulinho (Tiago Tomás, 76').