Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

João Pereira termina carreira

Por Sporting CP
20 maio, 2021

"Eu é que agradeço aos Sportinguistas", disse

A goleada da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o CS Marítimo (5-1), esta quarta-feira, simbolizou também o final da carreira de jogador para João Pereira aos 37 anos.

O defesa saiu aos 59 minutos para dar lugar a Gonzalo Plata e foi muito ovacionado, aplaudido e abraçado pelos colegas em campo e no banco de suplentes. No final da partida, todos se juntaram no relvado para uma homenagem que contou com a presença da família do internacional português e de Frederico Varandas e com um vídeo exibido nos ecrãs gigantes do Estádio José Alvalade.

No final da partida, João Pereira não escondeu a satisfação por ter passado muitos anos, divididos em três passagens, no Sporting CP e agradeceu aos Sócios e adeptos Leoninos.

"Eu é que tenho de agradecer aos Sportinguistas por tudo aquilo que me deram nas três passagens que tive pelo Sporting CP. Fui sempre muito acarinhado. É um prazer representar este Clube. Tentei sempre retribuir o melhor que sabia. Infelizmente não conquistei tantos títulos como gostava de ter conquistado, mas acabei da melhor maneira", começou por dizer em declarações à Sporting TV.

Sobre o futuro, João Pereira admitiu que gostava de ser treinador no Sporting CP, mas garantiu que há um longo caminho a percorrer.

"Ainda não está nada definido. [Ser treinador] é uma coisa que ambiciono, mas ainda tenho de trabalhar muito e tenho muitos degraus para subir para chegar até ao nível do míster. Toda a gente viu o trabalho que ele fez. Ainda me ajudou a ser campeão, foi-me buscar a meio e isto já estava encaminhado. Não vai ser fácil chegar ao nível dele, mas vou trabalhar para isso e para conquistar mais títulos como treinador do que conquistei como jogador", frisou.

João Pereira voltou a revelar o carinho e a admiração que tem pelo emblema de Alvalade e pelos Sportinguistas.

"Na minha segunda passagem estivemos muito perto e no final aconteceu o que aconteceu. Quando passas por um Clube como o Sporting CP e vês o apoio que tens, quando as coisas não corriam bem e estavam sempre 30/35 mil pessoas no estádio, vês que é um Clube diferente. O Neto escreveu um texto no Instagram e é verdade. Costumávamos falar sobre isso: é um Clube diferente, as pessoas aqui são diferentes e por isso quem passa por cá nunca esquece. Eu nunca esqueci e desde o primeiro dia em que meti cá os pés senti uma grande ligação com o Sporting CP", assegurou.

O antigo atleta explicou também o que diria a si próprio há 20 anos.

"Para desfrutar que isso passa rápido. Parece que estava a começar ontem e hoje acaba, mas tudo tem um ciclo e felizmente consegui terminar da melhor maneira. Estou feliz por isso e este clube merecia isto, merece ser campeão mais vezes e ganhar mais títulos porque é uma força. Só o Sporting CP para ter estado 19 anos sem ganhar o título e ter-se aguentado como aguentou e ter o apoio de todos como teve. Acabamos da melhor maneira, um resultado muito positivo e deixamos uma boa imagem, só com uma derrota e após os festejos com pouco descaros. Estamos todos de parabéns

Por fim, João Pereira dirigiu-se aos Sócios e adeptos do Sporting CP.

"O que quero dizer aos Sportinguistas é que é um orgulho ter representado este Clube e ter jogado para eles. O que lhes peço é para apoiarem a equipa como apoiaram nestes últimos tempos, foi uma loucura. É uma pena terminar a minha carreira sem público e sem poder demonstrar o meu carinho por eles, mas têm de continuar a apoiar assim mesmo quando as coisas não correm tão bem. O futebol é mesmo isto, tudo muda de um dia para o outro, mas juntos somos muitos mais fortes"

Rúben Amorim também falou sobre a despedida de João Pereira e não tem dúvidas de que o Sporting CP vai ganhar muito se ficar com o ex-jogador como treinador.

"Foi um jogador bastante importante na nossa época. Acabou a jogar, como titular e como campeão. Fizemos questão de ser substituído sozinho para ter a ovação, não dos adeptos, mas de toda a equipa. Fico muito feliz por ele e acho que o Sporting CP tem sorte em ficar com alguém como o João, que irá ser treinador. Espero que não me fique com o lugar, por isso vamos mandá-lo ali para os sub-14 ou ali bem baixo porque está difícil para todos [risos]. Parabéns ao João pela carreira brilhante. Tem um grande carácter. Estamos felizes por ele, tristes porque acabou a carreira, mas a vida continua e há muito para viver", afirmou o técnico Leonino, também à Sporting TV.