Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Dois Leões no Europeu de karaté

Por Sporting CP
18 maio, 2021

​Primeira vez que o Sporting CP conta com atletas seniores na competição

Catarina Rodrigues e Tiago Duarte, atletas da equipa de karaté do Sporting Clube de Portugal, vão representar a selecção nacional no 56.º Campeonato Europeu que vai decorrer no Žatika Sport Centre, em Poreč, na Croácia, entre os dias 19 e 23 de Maio.
 
Esta é a primeira vez que o Clube vai contar com karatecas num Europeu sénior da modalidade, embora esta dupla já tenha muita experiência acumulada em provas internacionais jovens.

 

Catarina Rodrigues, atleta de 20 anos que entra em acção já esta quinta-feira, em kumite -50kg, esteve presente em cinco Europeus (um de seniores) e dois Mundiais, tendo-se sagrado vice-campeã europeia sub-21 em 2020. Além disso, conquistou ainda o bronze no Europeu de 2018, desta feita em juniores.

“Sei que vai ser difícil, há atletas muito fortes no meu escalão. Ainda por cima, estamos muito próximos dos Jogos Olímpicos e todas as minhas adversárias têm competido muito e estão bem preparadas. Em termos de objectivos, como já não é a minha primeira prova em seniores acho que já estou mais bem preparada e habituada ao estilo de combate, que é diferente dos sub-21. Estou pronta para enfrentar qualquer adversária”, começou por dizer, recusando que a pandemia tenha afectado a preparação.
 
“A preparação tem sido mais ou menos igual às provas anteriores, a COVID-19 não veio complicar. Não parei de treinar com os meus colegas porque já sou sénior. Temos feito alguns treinos com a selecção e temos combatido. Em termos psicológicos, quando vou a uma prova importante gosto de tentar visualizar o que vai acontecer, pensar combate a combate e nos pontos que vou marcar. Depois tento passar para o tapete o que imaginei”, referiu, assumindo que o facto de este ser o segundo Europeu sénior da carreira fará diferença porque permite “controlar melhor a questão mental, o que conta muito nestas provas.”
 
Já Tiago Duarte, de 18 anos, marcou presença em quatro Europeus e dois Mundiais jovens, tendo agora estreia marcada como sénior na competição ao participar na prova kumite de equipas. 
 
“As experiências nos escalões de formação são importantes, mas quando chegamos aos seniores tudo muda pois é um pouco mais a sério. A experiência conta, mas não tanto quando comparada com a quantidade de atletas com muitos anos de experiência que há nesta prova. A experiência começa a adquirir-se a partir de agora”, afirmou o atleta verde e branco que, tal como Catarina Rodrigues, conseguiu preparar-se da melhor forma, apesar da pandemia. 
 
“Tivemos uma paragem no segundo confinamento, mas regressámos ainda antes de terminar. Como somos seniores, já podíamos treinar com contacto há mais tempo, o que é fundamental para a nossa modalidade. A única coisa diferente foi que fizemos combates contra vários atletas seniores nacionais para nos adaptarmos mais facilmente a este escalão”, sublinhou.
 
Quanto aos objectivos, Tiago Duarte considera que passam por fazer o melhor possível e aprender com a experiência. “Quero que toda a comitiva portuguesa consiga excelentes resultados, incluindo a equipa masculina de kumite. Vamos lutar pelo melhor resultado possível mas, em termos individuais, quero sentir-me bem a combater e dar o meu melhor”, concluiu.