Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Rúben Amorim: "Título muito importante"

Por Sporting CP
29 Jan, 2022

Declarações do treinador vencedor da Taça da Liga

No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o SL Benfica por 1-2, esta quarta-feira, que significou a conquista da Taça da Liga, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa.

O treinador dos Leões começou por reforçar a relevância de conquistar troféus para o projecto do emblema de Alvalade.

"Para além dos títulos, que são importantes, [foi importante] a forma como a equipa jogou vinda de duas derrotas. Nestes momentos, sentimos como é frágil a nossa envolvência apesar de os adeptos terem sido incansáveis. Precisamos de títulos, de vitórias e de lançar gente que sabe o que é o Sporting CP. Foi um título muito importante, tal como no ano passado. É importante ganhar títulos para solidificar o que estamos a fazer", disse aos jornalistas em Leiria.

Rúben Amorim garantiu também que tem "plena noção de que isto muda muito rápido". "Este pequeno momento que tivemos foi difícil para toda a gente no plantel. Com o CD Santa Clara e hoje demos a resposta. Não dou nada como garantido. É muito importante para o nosso Clube termos os pés bem assentes na terra. Ganhámos hoje, podemos não ganhar amanhã. Não nos podemos é desviar do que estamos a fazer", contou.

Sobre o jogo, o líder da equipa técnica negou qualquer tipo de estratégia focada no contra-ataque: "A ideia é sempre ter bola e recuperá-la mais rápido. Jogámos contra o SL Benfica, que consegue ter bola e tem jogadores bons no um-contra-um. Não jogamos sozinhos e há vários momentos no jogo, mas penso que estivemos sempre por cima, quer a pressionar, quer com bola".

Para o treinador, o plantel que comanda "tem uma identidade" forte e superior a qualquer outro em Portugal. "Estamos na luta da Liga, passámos na UEFA Champions League e às vezes é difícil compreender isso. A nossa identidade nunca esteve em causa e demos sempre a mesma resposta. Há equipas que podem jogar melhor em Portugal, mas ninguém tem uma identidade maior do que a nossa" considerou.

Em relação ao que resta de 2021/2022, Rúben Amorim não fugiu da sua ideia habitual: "Temos de ganhar os nossos jogos e depois logo se vê. Temos de nos focar em todas as competições e naquilo que temos de fazer".

Pedro Porro regressou de lesão e entrou no segundo tempo, tendo sido decisivo ao fazer a assistência para o golo de Pablo Sarabia. Rúben Amorim não escondeu que o lateral "é muito especial" para o grupo, mas lembrou o trabalho de Ricardo Esgaio: "[Pedro Porro] tem características específicas e cria muito bom ambiente. Sempre teve uma marca muito forte na equipa. Quero realçar o trabalho do [Ricardo] Esgaio. Muita gente fala do Porro e ele dá a resposta".

Questionado sobre a sua ligação ao Sporting CP, o treinador admitiu que "é totalmente diferente do que era no passado". "Pelas pessoas, pelos adeptos, pelos títulos, pelo dia-a-dia. Toda a gente sabe qual era o meu clube e os adeptos do Sporting CP sabem que há coisas que nascem connosco e que não controlamos. Cresci do outro lado, mas claro que tenho uma ligação ao Sporting CP completamente diferente. O meu filho, se calhar, vai ser diferente pela ligação que tem. O Sporting CP é muito importante para mim. Eu escolhi estar no Sporting CP e não o trocaria por nenhum clube por tudo o que me deram e pela forma como os adeptos acreditam. Nunca vou dizer que sou do Sporting CP desde pequenino, mas a minha ligação ao Sporting CP é muito forte", acrescentou.