Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões vitoriosos no Castelo

Por Sporting CP
19 Mar, 2022

Triunfo com reviravolta em Guimarães (1-3)

Antes da paragem para os compromissos internacionais, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Vitória SC por 1-3 no jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal.

Apesar de ter começado em desvantagem, a formação verde e branca saiu de Guimarães com os três pontos após um jogo extremamente exigente. Pablo Sarabia fez o 1-1 pouco antes do intervalo e Paulinho, aos 70 minutos, confirmou a reviravolta, que seria ainda selada nos descontos com um golaço de Marcus Edwards. Foi a terceira vitória seguida dos Leões no campeonato.

Apenas sem poder contar com Zouhair Feddal (suspenso), Rúben Amorim, treinador Leonino, fez quatro alterações no onze titular em Guimarães, comparativamente ao escolhido na última jornada, em Moreira de Cónegos: Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Ricardo Esgaio e Pablo Sarabia iniciaram a partida, com Luís Neto e Marcus Edwards – enfrentando a sua ex-equipa - a passarem para o banco de suplentes e Feddal e Pedro Porro a saírem da ficha de jogo.

No sempre exigente Estádio D. Afonso Henriques – onde o Vitória SC de Pepa só tinha perdido um dos nove últimos jogos - não se esperava tarefa fácil para os Leões. Pela frente estaria o sexto classificado da Liga e uma equipa motivada pelas vitórias alcançadas nas duas jornadas anteriores.

Ainda antes do pontapé de saída, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de Março), os dois conjuntos uniram-se para uma foto conjunta no âmbito da campanha "Racismo Não" da Liga, que irá vigorar ao longo da jornada. Além disso, cada jogador apresentou-se em campo também com duas riscas na face – símbolo da igualdade. 

Confortáveis com bola e a assumir a iniciativa, os Leões começaram a mandar no encontro desde o apito inicial, alternando entre a paciência a construir e os lançamentos longos em profundidade para as costas da defesa vitoriana. A turma de Alvalade monopolizou a posse de bola nos primeiros dez minutos, porém seria Rochinha, do conjunto local, a protagonizar a oportunidade inaugural, sacudida por Antonio Adán.

Na resposta, Sebastián Coates cabeceou por cima na sequência de um pontapé de canto e o Sporting CP cresceu: Sarabia dispôs de duas boas oportunidades, contudo na primeira atirou à figura de Bruno Varela e na segunda deu um toque a mais na bola. Mais oportuno e eficaz seria, porém, Óscar Estupiñan, que conseguiu rodar à entrada da área, isolando-se para fazer o 1-0 em Guimarães. Galvanizados, os vimaranenses voltaram a ameaçar, mas Adán estava no sítio certo.

A partida subiu de ritmo, no entanto os Leões não se deixaram ficar, alvejando de imediato a baliza adversária, mas o desvio de Islam Slimani, a cruzamento de Nuno Santos, foi travado pelo guardião local. Depois, na sequência de um lance entre Abdul Mumin – viu cartão amarelo - e Paulinho, o treinador Pepa foi expulso quando ainda não estava cumprida a meia hora de jogo. Dentro e fora das quatro linhas, a partida foi aquecendo com o desenrolar dos minutos e das incidências.

Até ao intervalo, a equipa de Rúben Amorim foi intensificando o cerco à área do Vitória SC e seria recompensada, beneficiando de um pontapé de penálti, aos 42 minutos, por mão na bola de Alfa Semedo. Confirmada a infracção pelo VAR, Sarabia assumiu a responsabilidade a atirou a contar para o 1-1 – o seu 14.º golo da época – reanimando os Leões e relançando a discussão para o segundo tempo.

Além do empate, a intensidade seguiu também para os derradeiros 45 minutos, o Vitória SC a somar as primeiras aproximações perigosas no reatamento. A partir do banco, Amorim procurou alterar de imediato a dinâmica no ataque verde e branco ao introduzir Pedro Gonçalves - saiu Slimani - e o impacto foi imediato. Primeiro, Paulinho – que passou para o eixo do ataque – ficou perto de marcar através de um chapéu e, no lance seguinte, só faltou um desvio ao prometedor cruzamento rasteiro de Matheus Nunes.

Já depois dos 60 minutos, o ponta de lança Leonino 'caçou' uma bola perdida na área, mas a 'mancha' de Bruno Varela levou a melhor. Claramente por cima, o Sporting CP empurrava a formação da casa para o seu último terço, criava oportunidades de forma fluída, mas sem eficácia correspondente à superioridade exibida nesta fase.

No entanto, o prémio merecido para os Leões chegou aos 70 minutos e à terceira seria de vez para Paulinho. Assistido por Pedro Gonçalves, o avançado encostou com classe para o 2-1, provocando a festa na bancada Sportinguista. Pouco depois, contudo, a festa arrefeceu rapidamente, e o jogo seria interrompido durante cerca de cinco minutos devido a confrontos nas bancadas, obrigando à intervenção da polícia.

Com a bola a rolar de novo, por força da reviravolta no marcador, inverteram-se também os papéis em campo, com o Vitória SC a procurar reagir, acumulando cruzamentos para a área de Adán, que foi resolvendo com qualidade. Por sua vez, à procura de fechar a partida, o treinador Leonino lançou Luís Neto, João Palhinha e Marcus Edwards para o relvado – mais tarde entrou também Daniel Bragança.

Com nove minutos de compensação pela frente, o emblema vimaranense ainda tentou um último esforço pelo empate, mas sem sucesso. Os três pontos seguiriam para Lisboa, no entanto, não sem que Edwards confirmasse o triunfo verde e branco com um grande momento. Diante da sua ex-equipa, o extremo inglês estreou-se a marcar de Leão ao peito com um grande golo de pé direito, em arco, desde fora da área, fixando o 1-3.

Assim, o Sporting CP atinge os 67 pontos, menos três que o FC Porto, que ainda tem de disputar o seu jogo desta jornada. Após três jogos consecutivos fora, o Sporting CP regressa a Alvalade para enfrentar o FC Paços de Ferreira, mas apenas no dia 3 de Abril, já depois da paragem para as selecções que agora se inicia.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Nuno Santos (Luís Neto 85'), Manuel Ugarte (João Palhinha 85'), Matheus Nunes (Daniel Bragança 90+6'), Pablo Sarabia (Marcus Edwards 85'), Paulinho e Islam Slimani (Pedro Gonçalves 54').