Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Dominámos completamente o jogo"

Por Sporting CP
02 maio, 2022

​Técnico analisou a vitória alcançada frente ao Gil Vicente FC

No rescaldo do triunfo deste domingo sobre o Gil Vicente FC (4-1), o treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, considerou que os Leões foram “uns justos vencedores” e que o resultado “peca por escasso”, destacando ainda o papel do trio atacante - Marcus Edwards, Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves - na obtenção desta vitória.

“Conseguimos perceber onde estava o espaço, até porque o Gil Vicente FC veio defender um pouco mais subido e houve algumas saídas em que fomos nós que lhes entregámos a bola. O facto de nos terem pressionado mais alto fez com que conseguíssemos sair várias vezes e foi pela largura que tivemos essa capacidade. O Samuel Lino, como já sabíamos, faz um acerto na defesa para criar uma linha de cinco, e quando queriam pressionar tinham dificuldades em apanhar o Nuno Santos e o Porro”, começou por dizer na conferência de imprensa após o jogo.

“Os jogadores foram bons a sair e a perceber que o espaço estava na largura, além de que depois têm qualidade individual para resolver os problemas. Chegámos muitas vezes a zonas de finalização, mas não definimos muito bem. Ou o cruzamento do Porro era muito forte ou o do Nuno Santos era um pouco atrasado de mais. Podemos melhorar nisso, mas mostrámos muitas coisas boas. Falhámos muitos golos, mas dominámos completamente o jogo e isso ficou claro”.

Sobre Rodrigo Ribeiro, avançado de 17 anos que entrou no final do jogo – o terceiro pelos Leões – e mostrou bons argumentos, Rúben Amorim disse tratar-se de um jovem “com muito talento”.

“Pode jogar nas três posições da frente pela sua mobilidade e é muito inteligente. Mesmo não tendo assim tantos treinos connosco, sabe organizar uma pressão, sendo o homem central, e também quando sair. Teve a ajuda dos colegas e eu reparei nisso. A forma como recebeu a bola e arrancou para a baliza para finalizar demonstra personalidade. No segundo lance, a forma como controlou com o pé esquerdo, deu de volta e não se precipitou a rematar são pormenores em que reparámos quando começou a treinar connosco”, revelou, comentando o facto de este resultado ter garantido ao Sporting CP a presença na fase de grupos da UEFA Champions League.

“É algo que dependia apenas de nós e que já ninguém nos tira. Ainda assim, temos mesmo de ganhar ao Portimonense SC e é só nisso que temos de pensar”, frisou, antes de explicar o porquê de ter sido Pedro Gonçalves a bater o segundo penálti, após Sarabia converter o primeiro. “Foram eles que trocaram. Têm uma sensibilidade muito grande e até podia ter sido eu a dizer, porque o Pote precisava de um golo, mas não disse nada. O Nuno Santos também queria marcar, mas deram a oportunidade ao Pote e isso revela que se conhecem”, rematou o técnico Leonino.