Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Derrota no Dragão

Por Sporting CP
20 Ago, 2022

Jogo menos feliz para os Leões

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, na visita ao FC Porto por 3-0 para a terceira jornada da Liga Portugal.

Num início de noite com bom tempo na Invicta, o primeiro jogo entre grandes nesta edição da Liga Portugal contou com apenas uma alteração de Rúben Amorim no 11 inicial dos Leões: Hidemasa Morita foi titular no lugar de Matheus Nunes, que deixou o emblema de Alvalade.

Com milhares de Sportinguistas no sector visitante do Estádio do Dragão, o clássico começou com o equilíbrio habitual, mas foram os visitantes a criar a primeira ocasião de golo. Aos 11 minutos, Pedro Gonçalves acelerou e deixou Pepe para trás e colocou a bola na coração da área, tendo esta, depois de alguma confusão, sobrado para Hidemasa Morita, que rematou forte ao poste.

Pouco depois, foi a vez de Pedro Porro servir Pedro Gonçalves com um bom passe, mas o português não conseguiu dominar nas melhores condições quando estava em boa posição.

O FC Porto respondeu e começou a ter mais bola, dificultando também, e cada vez mais, a saída verde e branca. Aos poucos, os nortenhos foram construindo algumas jogadas perigosas perto da área do Sporting CP, ainda que as oportunidades claras de golo tenham escasseado.

O desafio foi seguindo até estar perto do intervalo, altura em que a primeira parte teve mais acção. Aos 42 minutos, o FC Porto chegou mesmo ao 1-0 quando pouco o fazia prever; depois de um choque entre Antonio Adán e Taremi, a bola sobrou para Evanilson, que só teve de desviar para a baliza deserta e completar um golo fácil.

O tento sofrido podia ter abalado a formação Leonina, mas aconteceu o contrário: o Sporting CP esteve muito perto do empate em duas ocasiões até ao final da pimeira parte, mas Diogo Costa, guarda-redes da equipa da casa, foi o salvador portista.

Na primeira, Matheus Reis assistiu Francisco Trincão, que rematou para uma grande defesa do guardião. No pontapé de canto que se seguiu, Gonçalo Inácio cabeceou forte para mais uma excelente intervenção de Diogo Costa, que segurou o 1-0 para o segundo tempo.

Logo no primeiro minuto dos últimos 45, um ataque rápido do Sporting CP resultou num cruzamento/remate de Pedro Porro a sair ao lado. A posse, agora, foi pertencendo mais aos Leões, mas os lances de golo foram mais escassos de parte a parte. A única excepção foi o remate por cima de Bruno Costa na área visitante.

A 20 minutos do final, Rúben Amorim mexeu pela primeira vez na equipa, tirando Hidemasa Morita e Luís Neto para as entradas de Rochinha e Nuno Santos, mas foi o FC Porto a beneficiar de um pontapé de penálti pouco depois devido a uma mão na bola de Pedro Porro - que viu o cartão vermelho directo. Na conversão, Uribe não falhou e fez o 2-0.

Com menos um na equipa, saíram Matheus Reis e Marcus Edwards e entraram Jeremiah St. Juste e Fatawu, tendo este último ficado muito perto de reduzir aos 83 minutos. Isolado perante Diogo Costa, que se revelou o melhor em campo e o maior responsável pelo triunfo azul e branco, rematou para defesa do guarda-redes.

Quem não marca, sofre e foi precisamente o que aconteceu e, novamente, de pontapé de penálti. Depois de ser derrubado por Antonio Adán, Galeno converteu da marca dos 11 metros e fechou as contas em 3-0.

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o GD Chaves.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto (Nuno Santos, 70'), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita (Rochinha, 70'), Matheus Reis (Jeremiah St. Juste, 79'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards (Fatawu, 79').