Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sergio Mateo - Sportmedia/FPA

Campeonatos da Europa de atletismo – Dia 6

Por Sporting CP
20 Ago, 2022

Leoas e Leões em acção no penúltimo dia de prova

Os Campeonatos da Europa de atletismo ao ar livre entram na sua recta final neste fim-de-semana e, este sábado, viveu-se o penúltimo dia de competição em Munique, na Alemanha. Mais uma vez, foram vários os atletas do Sporting Clube de Portugal em acção no palco europeu.

Logo pela manhã e bem cedo, os primeiros a representar Portugal e o emblema verde e branco seriam Paulo Martins e João Vieira nos 20km marcha, mas o dia começaria com uma má notícia: uma lesão de última hora retirou o experiente João Vieira da partida, privando-o de fazer a sua sétima presença em Europeus – medalha de prata em 2010 e bronze em 2006 - e, assim, tornar-se o português com mais presenças na competição.

Por sua vez, Paulo Martins esteve entre os 30 marchadores que percorreram o centro da cidade germânica, terminando na 25.ª posição (1h31’09”). No fim da prova, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), o atleta Leonino reconheceu as dificuldades sentidas ao seguir num grupo com muitas mudanças de ritmo: “Quando vamos em grupo e estamos bem é uma coisa, quando não estamos tão bem é mais difícil seguir com eles e eu errei em ter tentado ir. Mas sou jovem e aprendi a lição”.

Logo de seguida, deu-se lugar à prova feminina também dos 20km marcha, onde Carolina Costa se estreou na competição com um 14.º lugar e um novo recorde pessoal, fixado em 1h35’36”. Antes, nos últimos Mundiais, em Oregon (EUA), a atleta de 24 anos tinha sido 25.ª.

Já na parte da noite, nas pistas do Estádio Olímpico de Munique, o Sporting CP teve mais duas Leoas em acção. A primeira foi Olímpia Barbosa que se mostrou a bom nível com as cores nacionais, foi quarta classificada na terceira série, correndo a primeira ronda dos 100 metros barreiras em 13”29, um tempo que lhe deu a qualificação para as meias-finais de amanhã.

“Eu sempre achei que era possível seguir em frente, nas barreiras tudo pode acontecer, um toque, uma falsa partida, um derrube… É uma prova imprevisível, pode correr mal para as favoritas e pode correr bem para qualquer atleta. Foi o que aconteceu comigo e passei às meias-finais”, disse a atleta no final da sua prestação, acrescentando que cumpriu as suas expectativas: “Estava à espera de uma marca perto do meu recorde pessoal [13,27 segundos], foi o que aconteceu, foi uma excelente prova para mim”.

Pouco depois, foi a vez de a britânica Aimee Pratt competir na final dos 3000 metros obstáculos, tendo cortado a meta em sétimo lugar (9'35''31) para fechar a participação Leonina neste penúltimo dia em Munique.

CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO MUNIQUE 2022 - DIA 5

Paulo Martins (20 km marcha) - 1h31'09''/25.º

João Vieira (20 km marcha) - não participou

Carolina Costa (20 km marcha) - 1h35'36'' (recorde pessoal) / 14.ª

Olímpia Barbosa (100 metros barreiras) - 13''29/apurada para as meias-finais

Aimee Pratt (3000 metros obstáculos) - 9'35''31/7.ª na final