Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Desaire penalizador em Alvalade

Por Sporting CP
27 Ago, 2022

​Sporting CP cedeu perante o GD Chaves (0-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado com o GD Chaves por 0-2, no Estádio José Alvalade, em jogo referente à quarta jornada da Liga Portugal.

Sem contar com os lesionados Jovane Cabral e Paulinho, Rúben Amorim fez três alterações no onze. Ricardo Esgaio substituiu o castigado Pedro Porro na ala direita, Nuno Santos ocupou o lugar de Matheus Reis na esquerda e o estreante a titular Rochinha juntou-se a Francisco Trincão e Marcus Edwards no ataque. Já Pedro Gonçalves recuou para fazer dupla com Manuel Ugarte.

Do outro lado, o recém-promovido conjunto flaviense, orientado por Vítor Campelos, teve no capitão João Teixeira uma baixa de peso, por castigo, e podia ter entrado praticamente a perder. Logo nos instantes iniciais, Nuno Santos aproveitou uma bola perdida à entrada da área e atirou em força, com a bola a passar rente ao poste da baliza defendida pelo guarda-redes Paulo Vítor.

Os Leões arrancaram com uma grande dinâmica ofensiva, em busca de encontrar espaços na estrutura contrária, e pouco depois voltaram a ficar perto do golo, desta feita em dose dupla. Primeiro, de longa-distância, Pedro Gonçalves disparou forte e acertou com estrondo no poste, e logo a seguir foi Rochinha aparecer em boa posição na área, mas o cabeceamento saiu à figura.

As oportunidades sucediam-se para a turma da casa, com Pedro Gonçalves a testar mais uma vez os reflexos do guarda-redes, só que a meio da etapa inicial a partida entrou numa fase mais morna e sem grandes situações, ainda que com o Sporting CP sempre a controlar as operações.

Já nos minutos que antecederam o intervalo, a formação verde e branca voltou a ter tudo para inaugurar o marcador em diversas ocasiões. Rochinha foi o primeiro a ameaçar com um remate de longe que falhou o alvo por centímetros, Gonçalo Inácio tirou tinta ao poste com um cabeceamento, Trincão quase aproveitou uma bola que Paulo Vítor não conseguiu agarrar e, por fim, Rochinha tentou novamente a sorte, mas agora com o guardião a segurar a igualdade.

No regresso dos balneários, Rúben Amorim mexeu na defesa e trocou Luís Neto por Matheus Reis, e os Leões voltaram a entrar mais perigosos: Gonçalo Inácio cabeceou ao lado e, logo a seguir, Edwards obrigou Paulo Vítor a uma excelente parada. Na resposta, os transmontanos criaram a primeira jogada digna de registo na partida, só que Antonio Adán disse presente.

Ainda antes de ser atingida a hora de jogo, Hidemasa Morita entrou para o lugar do amarelado Ugarte, e logo no lance seguinte o GD Chaves fez o 0-1 por Steven Vitória, na sequência de um livro batido para a área. Sem que nada o fizesse prever, a formação Leonina estava em desvantagem, situação que piorou pouco depois com o 0-2, assinado por Juninho Vieira.

Na resposta, Rúben Amorim voltou a mexer com a entrada de Jeremiah St. Juste para a saída de Esgaio, fazendo avançar Coates para a frente de ataque, e lançou também Rodrigo Ribeiro por troca com Rochinha. A partir daí, os Leões apostaram tudo em reduzir a diferença no placard e andaram sempre a rondar a baliza contrária, muitas vezes com cruzamentos, mas sem sucesso.

Já nos minutos finais, a oportunidade mais flagrante pertenceu a Rodrigo Ribeiro, que no coração da área rematou com intenção, mas o esférico esbarrou, mais uma vez, nas mãos de Paulo Vítor. Até final, Patrick Fernandes ainda foi expulso no GD Chaves, e as inúmeras tentativas Leoninas não surtiram efeito, acabando por penalizar a equipa que mais fez para sair vitoriosa.

Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, dia 3 de Setembro, em casa do GD Estoril Praia.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto (Matheus Reis, 45’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Jeremiah St. Juste, 65’), Manuel Ugarte (Hidemasa Morita, 60’), Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Francisco Trincão, Rochinha (Rodrigo Ribeiro, 74’) e Marcus Edwards.