Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Temos a obrigação de vencer"

Por Sporting CP
16 Set, 2022

Leões visitam Boavista FC (sábado, 20h30)

De regresso à Liga Portugal, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal enfrenta, este sábado, o Boavista FC na partida da sétima jornada. Na véspera do encontro, Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para projectar aquele será o último encontro antes da paragem para selecções.

"Viemos de uma série comprida de jogos, o que é sempre complicado para os preparar sem pausas, mas também é sempre melhor trabalhar depois de vitórias. Sabemos da importância do jogo, qual é a nossa posição na tabela e das dificuldades que vamos encontrar com um treinador que nos conhece bem. É uma equipa motivada e sabemos do ambiente que há no Bessa", disse aos jornalistas presentes no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, admitindo ainda que, no que toca à análise, o treinador e a sua equipa técnica olharam, sobretudo, para o confronto realizado na época passada e para "as características individuais dos jogadores que estão lá agora".

Com quatro triunfos consecutivos, todos sem sofrer golos, os Leões atravessam o seu melhor momento da temporada, mas Amorim destacou que esta “é uma luta diária” e o foco está no embate frente aos axadrezados.

"Ainda não fizemos nada e isto, vencer jogos, é o normal, seja em Portugal ou na Europa. Temos a obrigação de vencer, vamos fazer o máximo e esperamos um jogo extremamente complicado. Isto é dia-a-dia e o futebol varia muito. Se não ganharmos ao Boavista FC voltamos um bocadinho ao outro lado, porque esta é uma luta diária. Temos de pensar que somos sempre os mesmos", sublinhou, realçando: "Vamos apresentar aquele que entendemos que é o melhor onze para este jogo, porque é o mais importante".

Ora, relativamente ao boletim clínico, o treinador acrescentou que Luís Neto ainda não vai jogar, mas "vai recuperar mais cedo do que esperamos", Jovane Cabral é "o mais atrasado [na recuperação]" e, por sua vez, Jeremiah St. Juste "já está a ir ao campo".

Ainda no rescaldo da vitória europeia diante do Tottenham Hotspur FC (2-0), que trouxe muitos elogios à equipa, Rúben Amorim não escondeu que o jogo “teve muito impacto”, no entanto frisou que os jogadores, “que são jovens”, têm de manter os pés no chão: “Não conquistamos nada, no ano passado tínhamos zero pontos nesta altura e passámos, não estamos assim tão bem no campeonato e eles têm de levar isso [essa visibilidade] com naturalidade. O mais importante é que sabem que perdem o lugar na equipa se se distraírem", reforçou, enaltecendo depois a forma como a sua equipa tem resistido às mudanças ao longo das épocas: "O Clube tem uma ideia, um caminho e acho que isso é notório nas entradas e saídas da equipa".

De seguida, o treinador verde e branco endereçou "um grande abraço" e uma mensagem solidária a Sérgio Conceição, depois do grave incidente que teve como alvo a família do treinador do FC Porto.

Questionado também sobre as opções tomadas pelo seleccionador Fernando Santos na última convocatória, ao não ter chamado qualquer jogador dos Leões, Amorim frisou que respeita as escolhas e quer que os futebolistas do Sporting CP, que “são muito jovens”, olhem para isso “como uma motivação”: "Os seleccionadores fazem as suas escolhas e eu faço as minhas. Na selecção portuguesa há muito por onde escolher, há muita qualidade e os jogadores do Sporting CP têm de trabalhar mais e jogar melhor para ganhar esse lugar, porque é um processo contínuo".

Por sua vez, considerou que a paragem que se segue para os compromissos internacionais “também pode ser boa”, sobretudo para os jogadores que fiquem no Clube. "Podemos trabalhá-los mais, como o Rochinha e o Arthur, ou aproveitar para os recuperar do cansaço. Tenho pena de que o Sotiris [Alexandropoulos] vá para a selecção, por exemplo, era o jogador que precisávamos mais que ficasse aqui. Aconteceu também com o Ugarte no ano passado", lembrou, antes de concluir, mantendo o foco no imediato.

"Vem aí uma sequência grande de jogos, mas a melhor forma de a preparar é vencendo o Boavista FC. Temos de dar tudo o que temos", sentenciou.