Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Paulinho quebrou o gelo

Por Sporting CP
04 Mar, 2023

Sporting CP vence em Portimão (0-1)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Portimonense SC por 0-1 na 23.ª jornada da Liga Portugal. O golo solitário foi apontado por Paulinho, que saltou do banco de suplentes, no segundo tempo.

Com um Portimão Estádio muito bem composto, estando mesmo cheio nas bancadas destinadas aos adeptos Leoninos, Rúben Amorim promoveu cinco alterações no 11 inicial, com Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte e Youssef Chermiti a serem titulares nos lugares de Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Héctor Bellerín, Francisco Trincão e Paulinho.

O Sporting CP assumiu o controlo das operações desde o minuto inicial, revelando-se como o único conjunto à procura do golo na primeira parte. As investidas de Nuno Santos, Manuel Ugarte e Gonçalo Inácio, ainda no quarto de hora inaugural, foram prova disso mesmo.

A primeira ocasião de golo chegou aos 16 minutos, quando Marcus Edwards, depois de ser lançado por Ousmane Diomande, trabalhou bem e atirou às malhas laterais. Logo a seguir, num pontapé de canto, tanto Pedro Gonçalves como Hidemasa Morita tentaram o golo, sem sucesso.

Dez minutos depois, Hidemasa Morita serviu Nuno Santos com qualidade e este ofereceu o golo a Pedro Gonçalves, que, em excelente posição, falhou o alvo. O mesmo aconteceu a Marcus Edwards, que respondeu a um cruzamento de Pedro Gonçalves para o segundo poste com um remate para fora. Duas oportunidades de ouro não aproveitadas pelo Sporting CP.

Já depois do único remate do Portimonense SC na primeira parte, através de livre directo cobrado por Maurício, o emblema de Alvalade ficou ainda mais perto do golo quando o árbitro Gustavo Correia - depois de consultar o VAR - assinalou pontapé de penálti na área algarvia no seguimento de um lance entre Ouattara e Nuno Santos. Na conversão, no entanto, Pedro Gonçalves atirou por cima.

O 0-0 ao intervalo acabava por ser algo enganador, uma vez que o Sporting CP somava nove remates contra um do Portimonense SC, assim como 76% de posse de bola contra 24%.

Se o domínio já foi grande no primeiro tempo, a diferença entre as duas equipas ficou ainda mais clara nos 45 minutos finais. As oportunidades de golo foram aparecendo a um ritmo alucinante, tendo o Sporting CP pecado apenas na eficácia.

Logo aos 47 minutos, Marcus Edwards cruzou e Park, na tentativa de cortar, enviou a bola contra a própria trave. Pouco depois, Pedro Gonçalves rematou de fora da área para uma excelente intervenção de Kosuke para canto. No lance seguinte, Pedro Gonçalves voltou a ficar perto do 0-1.

Já com Matheus Reis em campo no lugar de Sebastián Coates, Pedro Gonçalves isolou Ricardo Esgaio para este atirar e Kosuke... defender. A seguir foi o próprio Pedro Gonçalves, assistido por Matheus Reis, a acertar no poste. O Sporting CP tentava de todas as formas, mas a muralha de Portimão parecia não quebrar.

Aos 72 minutos, foi a vez de Pedro Gonçalves aparecer na cara de Kosuke, que voltou a ser gigante e a impedir o golo Sportinguista. No seguimento, Rúben Amorim tirou Manuel Ugarte e colocou Paulinho em campo.

A substituição revelou-se acertada, uma vez que, aos 77 minutos, Pedro Gonçalves descobriu Paulinho com um cruzamento milimétrico e o avançado, com um belo gesto técnico, não falhou. Finalmente, o marcador foi inaugurado em Portimão com o 12.º golo da temporada para Paulinho.

Já com Francisco Trincão e Jeremiah St. Juste em campo, tendo saído Marcus Edwards e Nuno Santos, o Portimonense SC teve as únicas investidas em toda a partida, mas Antonio Adán mostrou-se seguro e defendeu os (poucos) remates adversários.

O 0-1 prevaleceu até ao fim, com o Sporting CP a somar mais três pontos na Liga. O conjunto Leonino vai, agora, receber o Arsenal FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C] (Matheus Reis, 60'), Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte (Paulinho, 74'), Hidemasa Morita, Nuno Santos (Jeremiah St. Juste, 85'), Marcus Edwards (Francisco Trincão, 85'), Pedro Gonçalves e Youssef Chermiti.