Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Novo passo em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
04 Mar, 2023

Andebol teve de suar para passar em Gaia (27-34)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, este sábado, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal após ter superado o FC Gaia por 27-34 nos ‘oitavos’.

Depois do desaire na Europa, os Leões de Ricardo Costa tiveram de se aplicar em Gaia para compensar uma entrada em falso (17-17 ao intervalo), dando uma resposta afirmativa e cabal no segundo tempo. Assim, a turma de Alvalade continua com a revalidação da conquista da prova-rainha na mira.

Terminado um exigente mês de Fevereiro recheado de jogos, o treinador Ricardo Costa aproveitou também esta eliminatória para distribuir minutos pelo plantel, dando inclusive a titularidade aos jovens Ronaldo Almeida e Andre Kristensen.

Para levar de vencida aquele que é o décimo classificado do campeonato, a turma de Alvalade tentou desde cedo imprimir um ritmo alto, mas a assinalável réplica nortenha – sempre mais assertivos – levou a melhor e valeu para assumir a liderança durante todo o início (11-8) – e grande parte dos primeiros 30 minutos. Francisco Tavares, por duas vezes, até recolocou o empate no marcador, mas o Sporting CP teve de se aplicar para ir além disso.

Após um desconto de tempo Leonino, Leo Maciel assumiu a baliza e começaram a jogar ainda Natán Suárez, Edmilson Araújo e Martim Costa para acelerar a reviravolta verde e branca. No entanto, o FC Gaia continuou a aproveitar com sucesso as imprecisões dos Leões no ataque para se manter por cima (14-9) e galvanizar os seus numerosos adeptos.

Nos dez minutos finais do primeiro tempo, já com Kiko Costa e Mamadou Gassama também em campo, o Sporting CP começou a melhorar ofensivamente e, aos poucos, reduziu a diferença no marcador. Kiko Costa apontaria o 16-16 e, a seguir, Etienne Mocquais fez o 17-17 que seguiu para o segundo tempo. Ao intervalo, o ponta francês era o melhor marcador Leonino com quatro golos.

No reatamento, as defesas começaram por se impor aos ataques, mas - afinada a pontaria - a turma de Alvalade fez-se finalmente com a frente do marcador no encontro, graças a dois golos consecutivos de Francisco Tavares (19-21). Reencontrado dentro das quatro linhas, o Sporting CP passou a mandar no jogo e, com autoridade, nunca mais perdeu a liderança.

Reflectindo essa superioridade no marcador, a diferença no resultado dilatou-se até aos sete golos, através de mais um de Kiko Costa (25-32), que nesta fase se afirmou como o melhor marcador verde e branco - oito golos -, ajudando a acabar com as esperanças do FC Gaia, trazidas da primeira parte.

Até ao fim, os Leões geriram o resultado e o jogo de forma tranquila, depois de terem sido obrigados a suar após uma entrada em falso. O passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal ficaria selado com o 27-34 e, agora, segue-se um reencontro entre FC Gaia e Sporting CP, daqui a precisamente a duas semanas, novamente no Norte do país, mas desta vez a contar para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (8), Natán Suárez (1), Patryk Walczak, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (5), Espen Våg, Mamadou Gassama, Andre Kristensen, Francisco Tavares (6), Etienne Mocquais (6), Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida (2), Josep Folquès e Martim Costa (4).