Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Rúben Amorim: "Mudar o chip nos jogadores e ganhar o jogo"

Por Sporting CP
11 Mar, 2023

Sporting CP enfrenta Boavista FC em Alvalade (domingo, 20h30)

Após o empate em Alvalade diante do Arsenal FC (2-2), os Leões estão de regresso à Liga. A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai receber, este domingo (20h30), o Boavista FC no jogo relativo à 24.ª jornada.

Na véspera da partida, Rúben Amorim, treinador Leonino, esteve, esta quinta-feira, em conferência de imprensa para lançar o jogo frente aos axadrezados, alertando desde logo para “o perigo e a importância do jogo e a responsabilidade da equipa” Leonina.

“Temos de vencer o jogo. Olhámos para a primeira volta, quando tivemos uma sequência parecida com esta - com vitórias na UEFA Champions League -, embora desta vez não tenhamos ganho, e depois não conseguimos fazer o nosso trabalho quando a nossa responsabilidade era mais alta. No nosso campeonato temos uma responsabilidade diferente e foi isso que lhes transmitimos, com muita informação táctica daquilo que o Boavista FC é actualmente”, introduziu o técnico, antes de abordar o bom momento do Boavista FC.

“Mudaram de sistema, agora jogam em 4-3-3, têm uma boa dinâmica de jogo e estão tranquilos na tabela”, sublinhou sobre o conjunto orientado por Petit, que está em oitavo na Liga e não perde há duas jornadas – triunfo em Paços de Ferreira (1-3) e nulo em casa frente ao FC Arouca.

Já do lado verde e branco, Amorim confirmou que há duas baixas confirmadas para o jogo. O lateral Héctor Bellerín “continua de fora” e o guarda-redes Antonio Adán “também não está apto, tem uma lesão e não sabemos se também estará para quinta-feira”, revelou.

Agora, o técnico Leonino destacou que o foco está em “mudar o chip nos jogadores e ganhar o jogo”.

“Sabemos que perdemos ali [Arsenal FC] uma boa oportunidade para ir para a segunda mão de uma maneira diferente, mas agora isso já passou e temos a responsabilidade do campeonato. Temos de correr atrás dos nossos rivais, jogar bem, ser intensos e muito concentrados, porque vamos encontrar uma equipa que vai fazer um bocadinho aquilo que nós fizemos ao Arsenal FC: com menos responsabilidade no jogo, vai estar mais atrás e tentar explorar as transições”, projectou, acrescentando: “É uma equipa combativa, mudaram para um 4-3-3 e nós, com pouco tempo para preparar, mostrámos isso aos jogadores, mas não mudámos muito consoante a pressão de uma linha de quatro. Estamos à espera de um Boavista FC sem pressão, a fazer bons resultados, com um avançado a fazer golos e com jogadores com talento nos corredores, como o [Kenji] Gorré e o [Salvador] Agra”.

Além disso, apesar das diferenças actuais nos axadrezados, Rúben Amorim relembrou o desaire no Bessa, por 2-1, na primeira volta como alerta para este domingo.

“Tivemos muitas oportunidades e sofremos dois golos, um grande golo numa transição e um penálti que fizemos no fim do jogo. Também é de relembrar que se ganharmos, fazemos mais oito pontos do que fizemos na primeira volta, para termos noção do que isso transmitiria hoje em relação à tabela do campeonato”, enalteceu ainda, acrescentando: “Tem sido difícil, mas como treinador tem sido bom, porque nunca vi ninguém crescer sem passar por isto”.

Ainda assim, o treinador frisou que “ainda há muito por fazer” e há “um plano claro” a seguir, estando o foco assente em “ganhar jogos para fazer crescer a equipa”.

“Sabemos da importância da UEFA Champions League e agora temos a UEFA Europa League. O Sporting CP em 40 anos ganhou três títulos [de Campeão Nacional], se nós, em seis anos, ganharmos dois é um crescimento. Isso está na minha cabeça”, apontou, abordando o projecto do Sporting CP.

Por fim, questionado sobre a entrada de Fatawu diante do Arsenal FC, que por ter cumprido o terceiro jogo a nível sénior nas competições europeias este ano já não poderá disputar a UEFA Youth League - Leões estão nos quartos-de-final -, Amorim esclareceu que “sabia da regra, obviamente”, no entanto realçou que na sua visão o grande objectivo é "meter jogadores na equipa A". “A formação não está lá para ganhar a UEFA Youth League. Tem obrigação de lutar por ela, mas a ideia da formação é meter jogadores na equipa A. Para mim, a formação já ganhou quando o Fatawu jogou com o Arsenal FC”, reforçou.