Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Que venham os jogos a doer

Por Sporting CP
05 Ago, 2023

​Desaire com o Everton FC no último teste da pré-época

Chegou ao fim a preparação para a temporada 2023/2024, com a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal a sair derrotada por 1-0 do mítico Goodison Park, casa do Everton FC em Liverpool, naquele que foi o último teste do emblema de Alvalade antes dos jogos a doer.

Os Leões foram superiores durante grande parte do encontro e deixaram bons indicadores para o que aí vem, mas revelaram-se perdulários na hora de finalizar, não conseguindo concretizar as várias oportunidades de que dispuseram nos 90 minutos (incluindo uma bola travada pelo ferro).  

Sem poder contar com os lesionados Sebastián Coates, Nuno Santos e Jeremiah St. Juste, que não viajaram para Inglaterra, Rúben Amorim apostou num onze composto por Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, Matheus Reis, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e o reforço Viktor Gyökeres.

Numa tarde de frio e alguma chuva, os Leões assumiram o controlo praticamente desde o arranque da partida e não demoraram muito até criar perigo. Numa bela jogada individual pela direita, Geny Catamo deu a Gyökeres e este cruzou, mas o remate de Pedro Gonçalves saiu ligeiramente por cima. Logo a seguir, foi o próprio Catamo que tentou a sorte, mas sem sucesso.

O domínio verde e branco foi uma constante ao longo de quase toda a primeira parte, ainda que as oportunidades de golo tenham escasseado. Apesar disso, do outro lado, os toffees, que também tinham aqui o seu último desafio antes do arranque da Premier League, raramente conseguiram aproximar-se da baliza Leonina, sendo que Antonio Adán foi um mero espectador.

Nos 15 minutos finais, o duelo ganhou mais emoção e surgiram as melhores ocasiões. Pedro Gonçalves apareceu isolado na cara de Jordan Pickford mas atirou fraco, e depois Gyökeres, de cabeça na pequena área, viu o guardião defender. Já o Everton FC, obrigou Adán a uma parada atenta num tiro de longe de Doucouré, e nos descontos fez o 1-0 de penálti por Calvert-Lewin.

Ao intervalo, a única alteração foi a entrada de Franco Israel para a baliza, sendo que o duelo teve pouca história nos primeiros 25 minutos, com as duas equipas a travarem muitos duelos individuais e a partida a ser disputada a meio-campo. Por isso mesmo, aos 69’ Rúben Amorim lançou Afonso Moreira, Marcus Edwards, Mateus Fernandes e Ricardo Esgaio para agitar o jogo.

Logo a seguir, o Everton FC quase aumentou a vantagem, num remate de Amadou Onana que foi ao poste. No entanto, os Leões voltaram a mostrar-se mais atrevidos na procura pelo empate e quase conseguiram consumá-lo em duas ocasiões. Primeiro por Afonso Moreira, que trabalhou bem na área e rematou muito perto do alvo, e depois por Pedro Gonçalves, que acertou no ferro.

A subida de produção Leonina na recta final tornava ainda mais merecido o golo do empate, e este ficou perto de aparecer. O Sporting CP encostou o Everton FC às cordas nos últimos minutos e Pedro Gonçalves, mais uma vez, inventou um potente tiro de fora da área, com o esférico a quase tirar tinta à barra, mas nada surtiu efeito e a injustiça no resultado manteve-se até final.

Terminada a preparação, o arranque oficial da época 2023/2024 está marcado para o próximo sábado, dia 12 de Agosto, com os Leões a receberem o FC Vizela na jornada inaugural da Liga.  

Sporting CP: Antonio Adán [GR] [C] (Franco Israel, 45’), Eduardo Quaresma (Ricardo Esgaio, 69’), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Afonso Moreira, 69’), Daniel Bragança (Mateus Fernandes, 69’), Hidemasa Morita, Matheus Reis, Francisco Trincão (Marcus Edwards, 69’), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.