Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Precisamos de voltar às vitórias para seguir o nosso caminho"

Por Sporting CP
03 Dez, 2023

Sporting CP recebe Gil Vicente FC na segunda-feira (20h15)

Para regressar à Liga Portugal e ao Estádio José Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai enfrentar o Gil Vicente FC, esta segunda-feira (20h15), no jogo que fecha a 12.ª jornada. Na véspera do embate, Rúben Amorim, treinador dos Leões, compareceu em conferência de imprensa para lançar a partida.

“Na UEFA Europa League falhámos o nosso principal objectivo, que era ficar em primeiro, mas já garantimos a passagem. Sabemos onde errámos neste jogo da Atalanta BC, trabalhámos nisso dentro do possível, porque só tivemos um treino, propriamente dito, com os jogadores aptos a correr um bocadinho. Preparámos ao máximo tacticamente este jogo”, começou por dizer aos jornalistas presentes no Auditório Artur Agostinho, antes de analisar a formação gilista de Vítor Campelos, que ocupa actualmente o 13.º lugar com 11 pontos.

“É um treinador que ganhou cá no ano passado [à frente do GD Chaves], uma equipa que joga muito bem, com três jogadores muito rápidos na frente e três médios que jogam muito bem com bola e que nos podem causar problemas. Será um jogo complicado, onde queremos voltar às vitórias e precisamos disso para seguir o nosso caminho”, sublinhou Amorim.

De seguida, o técnico verde e branco confirmou que Daniel Bragança e Iván Fresneda vão continuar fora das opções devido às respectivas situações clínicas. Já em sentido contrário, Marcus Edwards “apresentou-se bem, está apto e pode ser utilizado amanhã”, apontou, antes de falar sobre a disponibilidade de Viktor Gyökeres: “Esteve em dúvida, mas vai ser convocado e vamos ver se é titular, porque saiu com uma queixa no joelho [do jogo em Itália]”.

Questionado sobre os quatro amarelos que deixam Sebastián Coates, Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand a um cartão da suspensão, Rúben Amorim reforçou que forçar o castigo para estarem aptos para o clássico com o FC Porto – jogo que se segue à visita ao Vitória SC – não é uma opção. “Não vamos fazer isso porque são três pontos que estão em causa”, sublinhou.

Depois, sobre Pedro Gonçalves, o treinador considerou que no último encontro “falhou três oportunidades que não costuma falhar”, mas, apesar da fase menos boa que está a atravessar, ‘Pote’ “vai voltar a jogar”, garantiu.

“Não falei nada com ele. São fases que acontecem com todos os jogadores. Ele é jovem, já teve fases muito boas e tem uma exigência muito grande. Cinco golos e três assistências no início do campeonato para ele já é pouco e faz parte, porque quanto melhores são os jogadores maior é a exigência. Corresponder isso, ano a ano, não é fácil, mas tem tempo para recuperar esses números”, referiu, acrescentando: “Tem jogado muito bem, é muito inteligente, tem ajudado a equipa e neste último jogo falhou três oportunidades que não costuma falhar. Está a pagar o sucesso que teve, tem de apanhar o comboio outra vez e de certeza que o vai apanhar”.

Por fim, tendo em conta a possibilidade de que Hidemasa Morita, Ousmane Diomande e Geny Catamo sejam convocados para as respectivas selecções - inseridas respectivamente na Taça da Ásia e na CAN - durante o início do próximo ano e com a época em andamento, Amorim realçou que esse factor, por si só, não obrigará o Sporting CP a movimentar-se no mercado de Janeiro.

“Não vamos olhar para o mercado para colmatar um mês do Morita, do Ousmane e do Geny. Não temos essa capacidade, mas tudo o que fizermos no mercado será a pensar nesta época e na próxima”, sentenciou.